Olá a todos! Espero que estejam bem 🙂 Hoje venho falar-vos sobre morangos e 5 exemplos de variedades muito produtivas que pode cultivar na sua casa. Conheça 5 variedades de morangos muito produtivas neste artigo!
Como cultivar morangos: saiba mais
A preparação do solo é uma das etapas mais importantes para garantir o bom crescimento e desenvolvimento da cultura do morango. Avaliar o pH do solo deve ser das primeiras etapas a serem realizadas uma vez que estes preferem solos com pH entre 5,3 e 6,2.
Os morangueiros não gostam de solos muitos pesados/compactos. Para evitar este tipo de situações, deve fazer uma gradagem de 40 a 50 cm, de forma a tornar o solo mais leve e solto. Posteriormente, pode e deve fazer uma gradagem mais superficial de forma a incorporar ao solo matéria orgânica e adubo, garantindo dessa forma a nutrição das suas plantas
Saiba mais sobre o cultivo de morangos aqui
Conheça 7 variedades de morango muito produtivas
1- Diamante
Confesso que esta é uma das minhas variedades favoritas e aquela que sempre uso cá em casa. A variedade Diamante surgiu nos finais da década de 90, é americana, e continua a ser bastante popularidade. Já conhece?
Desenvolve-se muito bem em termos vegetativos, desenvolvendo folhas em forma de roseta. Em termos reprodutivos, cada morango pesa em média 35g e possuí uma polpa densa e moderadamente suculenta. Esta variedade está muito bem adaptada às condições climáticas do nosso país e por essa razão, é das mais utilizadas. Os morangos produzidos nesta variedade são oblíquos/ovais e a sua coloração é ligeiramente alaranjada com sementes amarelas.
Como principais vantagens destaco as suas características organoléticas e a sua resistência a pragas e doenças. Por outro lado, a variedade diamante caracteriza-se por “envelhecer” mais rapidamente do que outras variedades, caracterizando-se assim por uma variedade com um ciclo cultural mais curto.
2-San Andreas
Esta variedade, caracterizada por plantas vivazes, produz também dos meus morangos preferidos.
São extremamente saborosos, muito produtivos e apresentam grande capacidade de resistirem a pragas e doenças.
É uma variedade remontante o que significa que preciso de dias longos para fomentar a indução da floração e frutificação. Por essa razão, esta variedade é capaz de produzir durante grande parte do ano.
Para além de terem um polpa muito firme e densa, emanam um “cheirinho” muito agradável.
Os morangueiros desta variedade são resistentes a várias doenças como a antracnose, verticillium e phytophthora. No que diz respeito a pragas, a variedade San Andreas é também resistente ao aranhiço vermelho.
No que diz respeito às suas exigências edafoclimáticas, esta variedade prefere solos leves, ricos em matéria orgânica e com permeabilidade. O espaçamento normalmente utilizado na plantação é 0,35 cm*0,25 cm.
3-Albion
Esta é uma das variedades mais “famosas” entre todas as existentes. A variedade Albion caracteriza-se por ser de qualidade organoléptica excecional e por possuir um poder de conservação muito interessante. Por ser remontante, necessita de dias mais longos para induzir a floração e produzir morangos. É possível obtermorangos desta variedade em grande parte do ano, especialmente durante todo o verão e parte do outono. A polpa destes morangos é bastante densa e com um sabor muito bom ( eu pessoalmente adoro).
Os morangueiros desta variedade são resistentes a doenças como a antracnose, verticillium, phytophthora bem como a pragas como o aranhiço vermelho. Em termos edáficos, os morangueiros desta variedade gostam de solos ricos em matéria orgânica, leves e soltos. Gostam também de exposição solar pelo que deve garantir que cultiva esta variedade num local ensolarado.
4- Tentação
A variedade Tentação também conhecida como “Temptation” é adequada tanto para o cultivo ao ar livre como em estufa. Em termos visuais as plantas desta variedade são compactas, possuem folhas verde-escuras que formam rosetas. Por toda esta sua “aparência visual” interessante, esta variedade é muitas vezes utilizada com caracter “decorativo”. Mas não desperdice os seus frutos, ok?
Os morangos desta variedade são de tamanho médio podendo obter-se uma ótima produtividade por planta.
5-Ventana
A variedade Ventana possui muitas semelhanças com outra variedade produtiva, a Camarosa.
Como vantagens da variedade Ventana destaco a sua capacidade de se adaptar a condições climáticas distintas e as suas características organoléticas.
Os seus morangos possuem grandes dimensões e uma boa capacidade polinização em condições adversas. Comparativamente a outras variedades, a variedade Ventana é não-remontante e possui ciclo precoce.
Contrariamente à variedade remontante, a variedade não remontante necessita de dias curtos para que a floração seja induzida bem como a posterior produção de frutos. Por essa razão, as plantas desta variedade entram em floração mais precocemente quando comparadas com outras (a partir do início da estação primaveril podem começar a surgir os primeiros morangos).
Agora que já conhecem 5 exemplos de variedades produtivas de morangos, contem-me nos comentários quais são as vossas favoritas!