Hit enter after type your search item

Como cultivar morangos em casa: tudo o que deve ter em conta

/
/
/
img

Como cultivar morangos: saiba por onde começar

Quem gosta de morangos? Eu pessoalmente adoro e sei que não sou a única dado que são frutos muito apetecidos no especialmente no Verão, um pouco por todo o mundo.Apesar de serem frutos extremamente saborosos, são também frágeis e bastante delicados uma vez que se estragam  com relativa facilidade.Em termos de benefícios para a saúde possuem muitas propriedades interessantes: antioxidantes, anti-inflamatórios e ricos em nutrientes e vitaminas, entre outros.É ainda reconhecida cientificamente em vários estudos a sua capacidade prevenção de doenças cardiovasculares, diminuição do risco de diabetes e prevenção de certos tipos de cancro. Sabia disto?Neste artigo, transmito-lhe os ensinamentos gerais que o vão ajudar a saber como cultivar morangos em sua casa.

como cultivar morangos em casa

Escolha do local para plantar o(s) seu(s) morangueiro(s)

Antes de escolher o local da sua casa/horta onde e como cultivar  morangos, deve ter em atenção algumas ideias-chave:

  • Os morangos não gostam de solos compactos;
  • Preferem solos bem drenados;
  • Necessitam de luz solar directa;
  • Evite plantar os seus morangueiros em zonas húmidas durante a primavera uma vez que a probabilidade de surgirem doenças fúngicas nas folhas e raízes dos morangueiros é maior;
  • Antes de plantar, deve eliminar todas  as ervas daninhas;
  • A rega é muito importante para o crescimento e desenvolvimento dos morangueiros. Por essa razão, plante-os perto de uma fonte de água para facilitar o trabalho;
  • Frescos, Folhas, Natureza, Verde, Planta De Morango

Como cultivar morangos: preparação do solo

A preparação do solo é uma das etapas mais importantes para garantir o bom crescimento e desenvolvimento da cultura do morango. Avaliar o pH do solo deve ser das primeiras etapas a serem realizadas uma vez que estes preferem solos com pH entre 5,3 e 6,2.

Tal como disse anteriormente, os morangueiros não gostam de solos muitos pesados/compactos. Para evitar este tipo de situações, deve fazer uma gradagem de 40 a 50 cm, de forma a tornar o solo mais leve e solto.  Posteriormente, pode e deve fazer uma gradagem mais superficial de forma a incorporar ao solo matéria orgânica e adubo, garantindo dessa forma a nutrição das suas plantas.

como cultivar morangos dicas

Como cultivar morangos: dicas essenciais

Época ideal para plantar morangos em Portugal:  Outubro até Janeiro;

Como cultivar morangos: camalhões, vasos, floreiras, tubos pvc.

Como cultivar morangos em camalhão

Se quiser plantar os seus morangueiros em camalhões,  deve garantir que estes tenham uma altura superior a 25 cm e uma forma arredondada para evitar a acumulação de água. Quanto à largura dos camalhões, esta deve estar entre os 60 a 70 cm ( assim garante que existam 2 filas de plantas num único camalhão).

Os camalhões devem distanciar-se cerca de 1 metro e devem estar revestidos por plástico preto para evitar o crescimento de ervas daninhas e favorecer o desenvolvimentos das raízes do morangueiro.

O compasso de plantação deve ser aproximadamente  30 cm entre filas e 30 cm entre cada planta.  Os buracos que cavar para colocar as suas plantas de morangueiro devem ser largos o suficiente para que as raízes desta planta se desenvolvam adequadamente.

Evite plantar os morangueiros demasiado fundos nem demasiado à superfície. O meio-termo é a situação ideal. Depois de plantar os morangueiros, faça uma ligeira pressão sobre o solo em redor das plantas e proceda de imediato à sua rega.

Limpeza das folhas velhas do morangueiro

Ao longo do ciclo de vida do morangueiro,é necessário que limpe as suas folhas, especialmente antes da floração.

Para tal, comece por eliminar as folhas velhas (promovendo o arejamento e o aparecimento de doenças).

Remova também os estolhos da planta à medida que estes vão surgindo. Esta operação vai auxiliar o crescimento da parte aérea da planta, tornando-as mais fortes.

Caso pretenda uma colheita mais abundante de morangos, elimine algumas flores do seu morangueiro durante a floração que ocorre mais precocemente.

Caracol, Shell, Mollusk, Fechar-Se, Concha De Caracol

Como cultivar morangos: coloque palha para proteger as plantas das  baixas temperaturas

Não sei se já sabia deste facto mas, os morangos são plantas muito sensíveis às baixas temperaturas, nomeadamente as baixas temperaturas.  A palha protege as plantas das temperaturas mais baixas, podendo queimar os botões e prejudicar as raízes dos morangueiros.  Coloque a palha entre as filas dos morangos.

Assim que as temperaturas comecem a subir novamente, retire a maioria da palha. Deixe, porém, alguns restos de palha de forma a conservar mais facilmente a humidade do solo.

Como regar os morangueiros: dicas úteis

Se optar por plantar os morangueiros em camalhão, utilize a rega gota-a-gota.  Como as raízes dos morangos não são muito vigoras, não pode de forma alguma deixar as plantas muito tempo sem água.

Existem fases críticas para regar as suas plantas de morangueiro: depois de plantar, após a dormência durante o Inverno e durante a floração.

No pico da produção, e de forma a garantir o desenvolvimento e crescimento dos frutos,  regue os seus morangueiros  diariamente, dado que estas plantas consomem bastante água.

Caso escolha outro método, garanta que o solo  deve ser mantido sempre húmido, regando com a frequência necessária para atingir esse objectivo.  Tenha muito cuidado para não encharcar o solo.

como cultivar morangos o que deve saber

Como cultivar morangos: principais problemas fitossanitários

Os morangueiros são susceptíveis a fungos e por isso podem aparecer mais facilmente pragas e doenças.  No entanto, se tomar alguns cuidados pode minimizar estes problemas fitossanitários.

Algumas exemplos de medidas que podem minimizar estes problemas:

  • Controlo de ervas daninhas;
  • Plantar variedades que sejam resistentes a  fungos,
  • Colocar palha entre as filas de camalhões (caso de aplique);
  • Plantar os morangueiros num solo bem drenado;
  • remover os morangos que se encontram danificados por doenças e pragas;
  • Caso volte a plantar morangos no ano seguinte, escolha uma parcela de terreno em que ainda não tenha sido plantados morangueiros;

Quando colher?

A colheita dos seus morangos deve ser feita no período de  Fevereiro e Julho, dependendo do local, clima e variedade que escolheu.

como cultivar morangos

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :