img

Conheça as razões porque deve fazer drenagem do seu solo agrícola

/
/
/

Autor do artigo: Rosa Moreira, promotora do site A Cientista Agrícola

Drenagem do solo: Porque razão é tão importante fazer?

drenagem do solo consiste num processo de remoção natural ou artificial, do excesso de água que se encontra no/ou sobre o solo. Os drenos colocados no solo consistem em tubos especializados, valas ou fossos especializados para drenar.

O processo de drenagem consiste no processo de escoar e “enxugar” a água de terrenos agrícolas  encharcados ou alagados bem como outro tipo de terrenos que tenham excesso de água. A drenagem do solo pode ser feita através  de tubos, canais, valas e túneis podendo também serem utilizados motores para auxiliar o escoamento,o que pode tornar todo o processo mais dispendioso.

O processo de drenagem começa primeiramente com a verificação da origem do excesso de água no local que será drenado e logo após esse procedimento é   feito um levantamento topográfico do local para elaborar um projeto mais efetivo de escoamento da água.

Todos os tipos de solo estão sujeitos à drenagem natural cuja intensidade depende das suas características edáficas.  No entanto, apenas os solos que apresentem uma capacidade de drenagem insuficiente para a tolerância hídrica da cultura é que devem ser submetidos a drenagem artificial, desde que os custos justifiquem (na maioria dos casos, os custos associados a  este processo são elevados,pelo que deve ponderar bem e avaliar todas as condicionantes).

drenagem do solo como fazer agricultura
Drenagem do solo: verifique as principais diferenças entre um solo não drenado e um solo onde foi efectuada a drenagem (Fonte da imagem:geoanalisys.com).

 

Quais as vantagens de fazer uma boa drenagem de solo?

1- Aumentar a fracção de solo preenchida por ar: uma das principais vantagens da drenagem do solo

Verifica-se que a grande parte  dos microorganismos do solo necessitam de oxigénio para o seu metabolismo. Nos solos encharcados de água as disponibilidades de oxigénio são limitadas o que origina um crescimento radicular menos acentuado assim como uma diminuição da actividade dos microorganismos. As condições anaeróbicas (falta de oxigénio) em que se verifica um má drenagem do solo, contribuem para a inibição da nitrificação (transformação do azoto amonical em azoto nítrico) e promoção da desnitrificação (transformação de azoto nítrico em azoto gasoso). Mas não só. Verifica-se que existem outras propriedades químicas do solo que também são alteradas com a boa ou má drenagem do solo. Nos solos onde se verifica uma baixa capacidade de drenagem do solo (ou seja, excesso de água), a cor do mesmo é acinzentada. Tal acontece porque os óxidos de ferro depois de reduzidos são lavados para o lençol freático, o que torna o solo mais claro.

drenagem do solo para que serve agricultura
Vala de drenagem: é uma estrutura que é feita através da escavação no solo e que  que tem como principal função drenar, escoar e dar um destino às águas evitando o encharcamento do solo e mantendo dessa forma as suas características (Fonte da imagem:E-Civil).

2-Melhorar a capacidade de suporte do solo

Uma má drenagem do solo têm a sua transitabilidade e operabilidade diminuídas, o que obriga por exemplo, a atrasos na sementeira. Se quiser saber mais sobre como aumentar a produtividade agrícola das suas culturas clique aqui.

A melhoria da estrutura do solo através da adição de matéria orgânica e cálcio podem contribuir para melhorar a capacidade do solo para a drenagem natural.

Saiba porque o pH do solo é tão importante

drenagem do solo wikipedia agricultura
A adição de matéria orgânica no solo é essencial para manter a sua estrutura e é por isso um bom método preventivo e que funciona muito bem como drenagem natural. No entanto, existem situações em que estes métodos preventivos não são suficientes, sendo necessário recorrer à drenagem artificial (Fonte da imagem:Rural Pecuária).

 

 

drenagem artificial do solo agricultura
Drenagem artificial (Fonte da imagem:VTN Viagens e Turismo)

3-Melhorar o regime térmico do solo

A drenagem do solo pode afectar a condutividade e difusividade do solo. Estas propriedades térmicas do solo são particularmente importantes para o cultivo das primeiras culturas onde é fundamental o aquecimento rápido no inicio da Primavera.

4-Diminuir os riscos de salinidade

A rede de drenagem em combinação com as “redes de lavagem” permite lavar os sais da zona radicular.

5- Diminuir a incidência de doenças

Algumas doenças estão muito associadas ao excesso de água no solo, como por exemplo:

  • Phytophtora infestans(míldio)
  • Erwinia carotovora(pé negro do colo)
  • Armillaria spp (podridão radicular em árvores)
  • Rosellinia spp (podridão radicular em árvores)

 

Tipos de drenagem e estruturas a efectuar

Drenagem superficial

Consiste no escoamento das águas que se acumulam à superfície do terreno. Para tal o terreno deve ser regularizado (criando-se para tal um declive constante). Devem ser criadas valas para o escoamento da água acumulada, aumentar a secção de pontes e aquedutos e limpar, alargar e aprofundar as linhas de água.

drenagem do solo causa erosão agricultura

Fonte da imagem:WR Assessoria Agrícola

Drenagem subterrânea

Consiste em retirar o excesso de água que existe no interior do solo ou seja baixar o nível freático. Um elevado nível pode ser originado por:

  • Camada impermeável mais ou menos superficial;
  • Elevado nível de um rio ou ribeiro;
  • Chuvas intensas;
  • Regas exageradas;

Para se realizar uma drenagem subterrânea devem-se instalar drenos enterrados a cerca de 1 metro de profundidade e abrir valas profundas (0,8 a 1 m de profundidade). Caso se trate de uma zona muito baixa, pode tornar-se necessário extrair água.

 

drenagem artificial do solo agricultura
Drenagem subterrânea (Fonte da imagem:Drenovale | Drenagem, escavação e máquinas)

Achou este artigo útil? Não se esqueça de deixar um comentário e partilhar com os seus amigos.

Pode também gostar do seguinte artigo:

Sistemas de preparação do solo agrícola: conheça as modalidades

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar