Aprenda a fazer o seu próprio adubo caseiro! 5 dicas de adubos que pode fazer

Adubo caseiro: uma alternativa viável para fertilizar as plantas?

Já parou para pensar a quantidade de resíduos orgânicos que tem em casa que vão parar directamente no lixo porque não consegue ver utilidade neles? De facto, muitos restos de plantas ou desperdícios de alimentos  provenientes da alimentação da sua casa podem ser utilizados para fazer um ótimo adubo caseiro para aplicar nas suas plantas favoritas!  Estes adubos caseiros que lhe vou ensinar a fazer neste artigo são  fertilizantes caseiros maravilhosos,  muito fáceis de fazer e que vão enriquecer as suas plantas! É importante salientar que não devem substituir os adubos minerais, no entanto desempenham muito bem o seu papel. O composto  é o adubo caseiro mais rico em nutrientes essenciais para as suas plantas. No entanto existem outros. Hoje vou ensinar-lhe a fazer 4 tipos de adubos com 4 resíduos diferentes: casca de banana, borras de café, cinzas e  cascas de ovo.

 

adubo caseiro para horta
Adubar as suas plantas é primordial.Quem tem um pequeno espaço com uma horta ou jardim quem tem vasos com plantas, saber a importância que é adubar. Um vez que é cada vez mais comum procurar alternativas mais caseiras e sustentáveis para adubar as nossas plantas, recorrer a produtos químicos para o efeito é cada vez menos solução. Evite produtos produtos industrializados cheios de substâncias químicas perigosas! Faça o seu próprio adubo caseiro! Fonte da imagem: Lar Natural

 

Faça um adubo caseiro com cascas de banana

O adubo caseiro feito com as cascas de banana é ótimo para fertilizar árvores de frutos e arbustos com bagas. Por essa razão, não coloque as suas cascas de banana no lixo! Corte-as em pedaços bem pequenos e coloque-as na terra do seu jardim e/ou horta e também nos vasos de plantas com características semelhantes.

adubo caseiro para plantas
Utilize as  cascas de banana para adubar as suas plantas. A banana é um fruto muito especial pois possui a característica de acumular durante o  seu crescimento  grandes quantidades de potássio, um macronutiente essencial para o desenvolvimento das plantas. As cascas de banana são ótimas para adubar pois grande parte do potássio permanece na sua casca, podendo por isso ser aproveitadas para fertilizar as plantas. Para além de serem muito utilizadas em árvores de fruto são também muito utilizadas para adubar rosas, pois dizem que o seu perfume fica mais prolongado, entre outros benefícios. Para  utilizar as cascas da banana como adubo, deve triturar ou cortar em pedaços e aplicar no “buraco” da plantação” ou por cima.

 

Adubo com borras de café

Embora ainda seja desconhecido para muitas pessoas, a borra de café  pode ser usada para fertilizar organicamente as suas  plantas. Na sua composição tem uma grande fonte de azoto que representa um dos principais macronutrientes que compõe o solo e é muito utilizado  consumido pela maioria das plantas. As borras de café são também ricas em carbono. Tem bons resultados como fertilizante em flores principalmente em rosas e hortências. As borras de café acabam também por favorecer a  acidez  do solo.

 

adubo caseiro borra de café
Borras de café utilizadas como adubo das suas plantas. Fonte da imagem:Flores – Cultura Mix

Receita para fazer adubo de borras de café

  • 1 garrafa com capacidade de 1L
  • 1 copo cheio de borras de café (300 mL)
  • Funil
  • 750 mL de água
  • coador

Como fazer:

Ponha as borras de café dentro da garrafa com a ajuda de um funil e coloque um pouco de água para ajudar a que as borras desçam mais facilmente pelo funil. Complete a garrafa com água até chegar à sua quase capacidade total. Não encha até cima para evitar o processo de fermentação. Finalmente, tapa a garrafa e agite bem.

Adubo caseiro utilizando cascas de ovo

As cascas de ovos nós  são riquíssimas em cálcio, potássio e magnésio sendo por isso muito benéfico misturá-las ao composto, à terra dos  seus vasos, da horta e/ou jardim.  Para ajudar a que os minerais presentes na casca de ovo estejam mais disponíveis para as plantas, tenho uma receitinha para si abaixo.

Farinha de casca de ovo

Junte as  cascas de ovos e deixe secar à sombra (para não perder o azoto que contêm). Depois de secas, moa tudo no liquidificador até obter uma farinha muito fina e homogénea. Depois, junte tudo em um pote de vidro, com tampa e guarde em local fresco.

adubo caseiro casca de ovo
Farinha de casca de ovo: serve para fertilizar canteiros, hortas, vasos, árvores. A maioria das plantas gostam mais das  cascas de ovo moídas. Use uma colher de sopa por canteiro, ou uma colherde café, por vaso. O ideal é não ultrapassar os 50 gramas de pó de casca de ovo por cada metro linear de solo, nas hortas,pomares  e jardins. Espalhe a farinha sobre a terra. Repita este processo a cada 40 dias. Se preferir aplicar com maior frequência, divida a dose sugerida. Fonte da imagem: PlantaSonya

Utilize cinzas de madeira como adubo caseiro das suas plantas

As cinzas são ricas em certos elementos interessantes para as plantas. Podemos encontrar compostos alcalinos à base de potássio, magnésio, cálcio e sódio, assim como outroselementos minerais como o fósforo e  o ferro. A cinza tem a principal função de agir como corrector de solo. Aumenta o pH pois é maioritariamente composta de elementos alcalinos. Pode também acrescenta oligo-elementos, que as  culturas hortícolas necessitam em pequenas quantidades na sua constituição.

adubo caseiro para horta

Adubo caseiro à base de cinzas:As cinzas não são dos resíduos mais ricos para fertilizar as plantas. No entanto, a sua qualidade e teor em sais minerais depende sempre da qualidade da madeira queimada. Contêm magnésio, potássio, fósforo e cálcio.

Fonte da imagem:Cantinho verde – horta e jardim

 

Pode também gostar de ler os seguintes artigos:

Faça os seus próprios biopesticidas

Acabe com as lesmas e caracóis de uma vez por todas

2 thoughts on “Aprenda a fazer o seu próprio adubo caseiro! 5 dicas de adubos que pode fazer

  • 28 Setembro, 2018 at 22:49
    Permalink

    BOA!!! Gostei muito da pagina bem como dos assuntos abordados tem como ensinar pessoas sem conhecimentos a preservar a vegetação em sua volta. Parabéns forte abraço.

    Reply
    • 29 Setembro, 2018 at 9:48
      Permalink

      Obrigada pelo seu comentário Gilson! É com muita satisfação que o leio.
      Volte sempre! Temos conteúdo novo regularmente!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *