Hit enter after type your search item

Como escolher árvores de fruto para o seu pomar: dicas úteis

/
/
/
img

Por  mais pequeno que seja o seu quintal ou pomar, as árvores de fruto que pode lá cultivar podem dar-lhe frutos deliciosos.Dado o avanço da ciência, as árvores de fruto são cada vez mais pequenas o que faz com que não seja necessário muito terreno e facilite as colheitas, não sendo necessário na maioria dos casos, escadas ou outros utensílios semelhantes.

Neste artigo, vai aprender a conhecer melhor o seu pomar, ajudando-o(a) de forma mais simples a saber como e onde colocar as plantas que compra no viveiro.  Para além disso, descobrirá todas as condições que são necessárias para que as suas fruteiras cresçam e se desenvolvam da melhor maneira.

VÍDEO DA SEMANA: Conheça 5 árvores de fruto que pode plantar em vaso

como cuidar de um pomar

Onde colocar as fruteiras no pomar

arbustos: plante groselheiras em vez de sebes ao longo dos limites da sua propriedade. Pode fazer uma sebe de fruteiras de vara( como framboeseiras e amoreiras) que afastará os cães da sua propriedade com tanta eficácia como uma cerca de rede.

morangueiros: pode plantá-los em tubos de pvc, vasos ou floreiras.

figueiras: são ideias para pátios. Estas árvores, produzem mais frutos quando têm as raízes limitadas, podendo ser uma boa opção também produzi-las em vasos grandes.

Fruteiras “normais”:  plante as árvores de fruto de tamanho “normal”  no seu quintal, na parte da frente. Dessa forma,  conseguirão uma boa sombra.  As árvores de fruto que atingem alturas menores, conseguem dar realce  aos seus canteiros ou arbustos, podendo dar sombra para um banco/encosto de jardim, caso o tenha.

Fruteiras-anãs e arbustos: as árvores de fruto de pequena estatura podem ser plantadas encostadas a uma parede, fazendo para tal a poda e utilizando tutores.

como cuidar de um pomar

Árvores de fruto para pomar: como proceder

1 .  Planeie as plantações das fruteiras com antecedência

A maioria das árvores de fruto são vivazes, isto é, duram vários anos.  Estas, não lidam bem com mudanças constantes de sítio até que seja encontrado o sítio perfeito para elas. Por essa razão, plante-las apenas uma única vez e escolha bem o local onde as vai colocar antes de comprar as plantas.

algumas operações que deve planear: tamanho máximo que a fruteira pode atingir, padrão de sombra da planta adulta, número máximo de árvores do seu pomar, entre outras.

Dica útil: Se comprar as árvores de fruta em viveiro, os fornecedores dar-lhe-ão todas essas informações na altura da compra. Caso não o façam,  use a regra geral de dar em espaço entre os troncos tanto quanto elas irão atingir em altura.

2 . Escolha plantas adequadas ao clima onde vive

Faça uma pesquisa prévia antes de comprar qualquer árvore de fruto. Procure saber qual o clima mais adequado para a árvore de fruto em questão, qual a sua resistência a factores climáticos bem como os requisitos específicos para certas cultivares. Para o ajudar, pode consultar os mapas de incidência térmica, para descobrir em que tipo de zona de encontra.

como cuidar de um pomar

4 . Modifique o ambiente das árvores de fruto, caso necessário

Como deve imaginar, certas fruteiras têm necessidade de um ambiente específico para crescerem de forma saudável para garantir boas produtividades. Caso as coloque em locais adequados e lhes forneça os cuidados que mais necessitam, pode proporcionar-lhes assim as condições necessárias para o seu desenvolvimento.

Por exemplo, em regiões onde as temperaturas são mais baixas, pode plantar uma árvore de fruto de floração precoce junto a uma parede orientada a sul, protegendo-a das geadas e ventos frios.

5. Não se esqueça das operações culturais nas suas fruteiras

A poda e o tutoramento são obrigatórios nos primeiros anos de vida da maioria das árvores de fruto do seu pomar.

Se este trabalho inicial for bem executado, as plantas crescem com mais saúde e todas as tarefas posteriores estão mais facilitadas.

As tarefas de manutenção como: rega, apanha da fruta caída, controlo de pragas e doenças são essenciais para o sucesso destas fruteiras. A rega, ao  longo do tempo, torna-se menos necessária assim como a apanha de fruta caída que só se torna necessária quando as árvores começam a dar fruto.

6. Prepare-se para o Inverno

Com a chegada do Inverno chega normalmente a dormência das árvores ( as plantas param de crescer). Por essa razão, as plantas devem ser protegidas durante esse período para que não corram o risco de sofrer danos permanentes. Posteriormente, irei criar um artigo sobre os principais cuidados com as árvores de fruto  no Inverno.

7. Observe as suas árvores de fruto

Uma visita quase diária ao seu pomar durante a época de cresciemento e uma visita semanal durante os meses mais frios é a melhor maneira de ficar a conhecer as suas plantas e de prevenir problemas futuros.

Pode detetar problemas fitossanitários mais frequentemente, verificar se deve ou não regar, entre outros cuidados.

cuidar do pomar

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :