BOAS PRÁTICAS NA PLANTAÇÃO
A instalação do eucaliptal deve adotar as melhores práticas silvícolas nas operações, que se resumem em quatro momentos: licenciamento, preparação do terreno, escolha da planta e plantação.
O início de um investimento é sempre uma etapa crucial em qualquer negócio, principalmente se este for um povoamento florestal que se espera manter no terreno por um período de gestão de 30 a 40 anos, sujeito a diferentes riscos, como sucede no eucaliptal.
De forma genérica, a plantação engloba toda a fase de planeamento até à prática de colocar as plantas no terreno, assumindo um papel importante pois grande parte dos custos de gestão ocorre nesta altura.
LICENCIAMENTO
A primeira etapa do ciclo de gestão de um eucaliptal corresponde ao licenciamento da área para que se possa realizar a plantação. Esta etapa é obrigatória e exige o cumprimento da legislação em vigor e boas práticas silvícolas.
O licenciamento é feito por técnicos habilitados pelo ICNF, que podem ser contactados através das associações de produtores florestais, grupos de certificação, ou outras empresas florestais. Obriga à realização de um projeto florestal a submeter ao ICNF, através da plataforma RJAAR (Regime Jurídico aplicável às Ações de Arborização e Rearborização), e à sua aprovação formal.
PREPARAR O TERRENO
Esta operação deve descompactar o solo; controlar a rebentação dos cepos, a biomassa resultante do corte e a vegetação existente; realizar o alinhamento da plantação; e facilitar a realização das operações seguintes.
A preparação irá influenciar o número de plantas a colocar no terreno, pois determina o espaçamento das entrelinhas de plantação – a densidade de plantas deve variar entre 1 000 a 1 600 plantas/ha (dependendo da qualidade do solo, se existem terraços, etc.).
ESCOLHER A PLANTA
A escolha da planta é uma das decisões mais importantes no planeamento da plantação, porque não é feita apenas para a rotação atual (10 a 12 anos), mas também para as seguintes, pelo menos mais duas rotações, dada a possibilidade de gerir o eucaliptal em talhadia. A planta de eucalipto pode ser de dois tipos, dependendo da sua origem. Assim, a planta pode ser proveniente de um processo de produção por sementeira (seminal) ou por estaca (clone).
QUANDO E COMO PLANTAR
O momento da plantação deve ter em conta as condições climatéricas de cada região. Nas regiões mais secas (Sul e Interior) deve dar-se preferência à plantação no outono, enquanto nas regiões mais chuvosas (Norte e Centro) é preferível que esta aconteça entre o final do inverno e meados da primavera.
Independentemente do equipamento de plantação, deve ser garantido que:
- o torrão das plantas é bem molhado antes da plantação;
- o torrão é colocado de forma vertical no solo e todo coberto de terra, incluindo até 2 cm do caule;
- a planta é colocada no fundo do sulco de plantação, exceto em terrenos encharcados, em que se deve preferir uma posição mais elevada;
- a planta é sempre colocada no sulco central de ripagem, exceto nos terraços em que deve ser colocada no sulco exterior (onde há maior volume de solo).
VER MAIS EM WWW.PRODUTORESFLORESTAIS.PT
….