Plantas de interior

Conheça 5 cuidados básicos que deve ter com as plantas de interior

Como cuidar das suas plantas de interior

As plantas de interior, além de extraordinariamente bonitas, são na maioria dos casos, originárias de regiões tropicais e subtropicais. Como exigências, têm como preferência locais com meia luz, e regra geral, necessitam de regas moderadas.

Com a função principalmente decorativa, proporcionam também ao seu interior de sua casa, oxigénio e humidade.

No entanto, e para garantir que a sua planta de interior cresça bonita e saudável, existem cuidados básicos de que não se pode esquecer. Conheça neste artigo, 5 cuidados básicos que deve ter com as suas plantas de interior.

como cuidar das plantas de interior

1 . Exigências climáticas

 A falta de luz solar cumulativamente com o excesso de água, caracterizam-se por serem dois dos principais erros no cuidado com as suas plantas de interior.

Se o ambiente da sua casa é bem iluminado, mas a luz não alcança as plantas de interior facilmente, pode optar por fornecer-lhes luz artificial.

Para tal, compre umas lâmpadas incandescentes que podem substituir a luz natural que estas plantas necessitam.

No que diz respeito à temperatura, a grande maioria das plantas de interior não toleram muito bem mudanças abruptas de temperatura, podendo em muitos casos parar de crescer e/ou as suas folhas caírem.

A humidade equilibrada é outro fator que deve ter em atenção dado que é essencial para o ótimo crescimento da maioria das plantas de interior.

Um sintoma a que deve estar atento é ao amarelecimento das folhas destas plantas e sua posterior queda. Caso tal aconteça, é um sinal inequívoco que a humidade não é a mais adequada.

como cuidar das plantas de interior

 2. Rega

 Como é natural, a maior parte das plantas de interior necessita de uma maior frequência de rega no Verão do que no Inverno.

Uma boa dica para perceber se a sua planta de interior está a precisar de água ou não é fazer o teste do dedo. Assim, deve colocar o seu dedo (teste do dedo) dentro da terra da sua planta e, se esta estiver seca é sinal que necessita de ser regada.

como cuidar das plantas de interior

 3 . Fertilização

Para potenciar a saúde e beleza das suas plantas de interior, deve ainda fertilizá-las periodicamente com adubo adequado para a água de rega, para que estas cresçam e se desenvolvam harmoniosamente.

como cuidar das plantas de interiorFelizmente, já existem substratos disponíveis no mercado com adubação mineral de libertação controlada até 9 meses, como é o caso do substrato SIRO INTERIOR.

Este substrato, é indicado especialmente para plantação e transplante de todo o tipo de plantas de interior.  Para além de ser enriquecido com adubação mineral controlada como referi anteriormente, possui uma formulação adequada capaz de promover a cor verde das folhas das suas plantas de interior. Para além destas vantagens nutritivas que este substrato possui, é constituído por argila expandida micro granulada que favorece o arejamento/ drenagem, e ao mesmo tempo, uma humidade estável que o sistema radicular das suas plantas necessitam.

4. Cuidados especiais com as folhas

Se quer ter as folhas das suas plantas de interior limpas e saudáveis, deve limpá-las regularmente. Para executar este procedimento adequadamente, deve usar um pano humedecido com água e pulverizar com água após a remoção do pó das mesmas.

Chamo no entanto à atenção, que existem plantas de interior em que estes cuidados especiais não devem ser efetuados como por exemplo a begónia. Em substituição, use antes uma escova macia.

como cuidar das plantas de interior

5. Transplante

Para que as suas plantas de interior cresçam saudáveis e bonitas é fundamental que as transplante periodicamente. Tal facto acontece porque ao longo do tempo, as raízes das suas plantas de interior crescem e o vaso onde se encontram torna-se demasiado pequeno.

Se nada fizer, as raízes acabarão por crescer em círculo ao longo das paredes do vaso e o crescimento aéreo da planta será menor.

Para garantir que isto não acontece, transplante as suas plantas de interior periodicamente consoante o calibre das mesmas: plantas de interior de menor calibre devem ser mudadas mais frequentemente. Para tal, escolha um vaso de maiores dimensões e use um novo substrato apropriado para este tipo de plantas, tais com o SIRO INTERIOR que falei anteriormente.

como cuidar das plantas de interior

Agora que já conhece as minhas dicas para cuidar das suas plantas de interior, diga-me… o que costuma fazer para deixá-las bonitas e saudáveis?

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.