FarmDroid FD20: o robot amigo da agricultura biológica. Semeia e destrói ervas daninhas ao mesmo tempo

Fonte do artigo: Agricultura e Mar

O FarmDroid FD20, robot de cultivo e remoção de ervas daninhas, de forma mecânica, é 100% eléctrico. Tem uma autonomia de até 24 horas de trabalho. E para recarregar as baterias, não há necessidade de ligar a máquina à tomada eléctrica, os 4 painéis solares cuidam disso durante o dia. Se o robot ficar sem bateria a meio de um trabalho de campo, ele pára e espera o retorno da luz do dia para retomar automaticamente a sua tarefa.

Trata-se de um aparelho que cultiva o solo de forma ecológica e neutra em CO2 e sem risco de causar danos estruturais ao solo devido ao seu pouco peso relativo (800 Kg).

O fabricante dinamarquês apresentou a sua nova máquina esta semana na FIRA 2020 — Feira Internacional da Robótica Agrícola, que este ano ocorreu de forma digital. Esta dirige-se principalmente aos agricultores em modo biológico, que podem assim eliminar as ervas daninhas sem recurso a pesticidas.

Em 2020, os agricultores já semearam, com o FarmDroid FD20, beterraba sacarina, cebola, beterraba, espinafre, couve, ervas aromáticas, flores e colza, entre outras culturas. Um aparelho optimizado para culturas com 20 hectares, podendo ser facilmente movido entre campos com culturas diferentes.

O FarmDroid FD20 tem um custo de 70 mil euros e está já a ser distribuído em França, Holanda, Suíça, Alemanha, Áustria e Suécia. Mas o fabricante garante o retorno do investimento em dois anos, através da diminuição de horas de trabalho e das tarefas manuais de eliminação de ervas daninhas.

Como funciona

O FarmDroid FD20 executa o cultivo e remoção de ervas daninhas de forma totalmente mecânica. Desde o processo de cultivo, o FD20 conhece a posição de cada semente e, portanto, sabe onde deve limpar posteriormente — e tão importante: onde não limpar. Ele opera de forma totalmente automática e não precisa de monitoração. O FarmDroid FD20 pára sozinho e envia uma mensagem SMS para o agricultor em caso de qualquer paragem ou desvio, o que garante ao agricultor que o trabalho é feito correctamente.

Este robot usa tecnologia GPS de alta precisão e não depende de câmaras ou sensores para reconhecer plantas e ervas daninhas.

A configuração do robot é simples:

  • Na configuração, os pontos de canto do campo são marcados. Quaisquer possíveis obstáculos, como árvores, postes de energia, etc. também são marcados.
  • Escolha a distância de cultivo (distância entre as culturas na linha) e defina a profundidade de semeadura.
  • Pressione começar.

Veja a ficha técnica do FarmDroid FD20 aqui.

Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.

 

Deixe um comentário

Artigo Anterior

Oferta de Emprego – Supervisor Agrícola – Almograve

Próximo artigo

Valor acrescentado bruto agrícola cai 8,7% em 2020. Subsídios pagos registam 2º valor mais elevado desde 2000

Latest from Artigos