FENAREG: Preparar o futuro do regadio

Com a publicação do anúncio 12 da Operação 3.4.2 do PDR2020, o Ministério da Agricultura inovou, pois irá permitir atempadamente, realizar o levantamento pormenorizado das necessidades de investimento para a modernização do regadio existente, recorde-se, a maioria com mais de 50 anos.

Mas a FENAREG não quer que nenhum dos regadios antigos seja deixado para trás neste levantamento para o próximo quadro comunitário de apoio, num trabalho que identifica que infraestruturas modernizar e como as modernizar para responder aos critérios de eficiência e sustentabilidade atuais definidos pelas metas Green Deal e Diretiva-Quadro da Água.

Equipamentos mais eficientes, anular perdas de água nos canais e condutas de abastecimento, soluções de energia renováveis, sistemas de monitorização e dispositivos hidráulicos para medição e controlo da água, um trabalho exaustivo que permite preparar o próximo quadro comunitário de apoio e identificar as soluções técnicas e sustentáveis, antecipando o plano de investimentos a realizar até 2030.

É um trabalho fundamental que a FENAREG tem defendido há anos, que infraestruturas de regadio construídas há mais de meio século sejam atualizadas e modernizadas, para assim poderem vir a responder com eficiência e sustentabilidade a mais outras tantas décadas ao serviço da produção alimentar nacional. São estas infraestruturas que asseguram o abastecimento de água a mais de 36% das explorações agrícolas de regadio, sejam elas pequenas ou grandes, de agricultura biológica ou de exploração familiar.

A FENAREG não quer que nenhum destes investimentos, identificado como viável, seja deixado para trás. Para tal solicitou ao Ministério da Agricultura que sejam reforçados os 7 M€ disponíveis no concurso, utilizando a disponibilidade financeira que sabemos existir no final do atual quadro comunitário, de modo a assegurar a aprovação de todos os projetos com pontuação VGO acima de 10.

A aprovação dos projetos de execução nesta fase, para além de inventariar as necessidades de investimento, vão garantir a sustentabilidade e eficiência do regadio para as próximas décadas e introduzir maior eficácia na execução destes investimentos no próximo quadro comunitário, ao suprimir uma etapa que normalmente exigiria entre 1 a 2 anos, antes de avançar para fase de obra.

Sobre a FENAREG

A FENAREG é uma associação de utilidade pública, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, fundada em 2005, que agrupa entidades dedicadas à gestão da água para rega, tanto superficial como subterrânea, com o objetivo de unir esforços e vontades na defesa dos seus legítimos interesses e na promoção do desenvolvimento sustentável e da competitividade do regadio. Atualmente conta com 30 associados que representam mais de 27 mil agricultores regantes, que significa mais de 96% do regadio organizado nacional.

Mais informações: FENAREG Tel.: 962 055 519 | [email protected] | http://www.fenareg.pt/

Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.

 

Deixe um comentário

Artigo Anterior

Cientistas apresentam em Lisboa últimos avanços na proteção integrada do olival

Próximo artigo

Ministério da Agricultura: pastor que ficou sem 68 cabras mortas por relâmpago em Arcos de Valdevez vai ter apoio do IFAP

Latest from Artigos