Domingo, Junho 16, 2024

Gasóleo colorido e marcado agrícola desce 3,4 cêntimos por litro a 21 de Março

Fonte do artigo: Agricultura e Mar

A portaria que permite a redução de tributação, em sede de Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), do gasóleo colorido e marcado agrícola em 3,432 cêntimos por litro, já foi publicada em Diário da República. Entra em vigor no dia 21 de Março de 2022, e produz efeitos até ao dia 30 de Junho.

Refira-se que é nestes três meses que se realiza o período das sementeiras, a época do ano em que existe um maior consumo deste gasóleo.

“Após dois anos de pandemia, os nossos agricultores depararam-se com o aumento dos custos de produção e tiveram de enfrentar os constrangimentos decorrentes da situação de seca que marcou o início do ano. Este despacho traduz-se num apoio global aos agricultores de cerca de 2,7 milhões de euros e vem concretizar uma das medidas que o Governo anunciou no início desta semana, para mitigar os efeitos da seca e do conflito que se vive na Europa de leste”, refere a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

O gasóleo colorido e marcado, vulgarmente conhecido como gasóleo verde ou gasóleo agrícola, pode ser adquirido com redução ou isenção total do imposto especial de consumo no momento do abastecimento.

O acesso a este benefício faz-se através da utilização do cartão de gasóleo verde.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos