Destaques

LIPOR publica Relatório Integrado 2020

Um Compromisso com a Transparência
A LIPOR publica, pelo segundo ano consecutivo, o Relatório Integrado, abrangendo o exercício da sua atividade de 2020 (1 de janeiro a 31 de dezembro de 2020).

O Relatório Integrado 2020 marca o ajuste da LIPOR às novas tendências de relato dos dados financeiros e não financeiros, através da integração destas informações, num único documento de reporte público. Especialmente dirigido a todos os nossos Parceiros de Negócio, este documento representa o nosso Compromisso com a Transparência.

Num ano tão atípico como o que vivemos em 2020, a LIPOR, ainda assim, não parou! Neste relatório apresentamos a Estratégia, o Modelo de Negócio e evolução de resultados ao nível dos Capitais Financeiro, Industrial, Natural, Humano, Intelectual e Social e Relacional da LIPOR. É ainda divulgada informação sobre a Governança, as Demonstrações Financeiras e o desempenho das principais dimensões da Sustentabilidade.

Relativamente aos resultados financeiros, em 2020 a LIPOR registou um volume de negócios de mais de 47 milhões de euros. No que toca às alterações climáticas, registou-se uma redução nas emissões de gases com efeito de estufa de 23%, comparativamente a 2006.
E porque a LIPOR trabalha para um futuro sustentável de todos os cidadãos, é de destacar o investimento na ordem dos 1.936.050,88 euros na comunidade no ano de 2020.

O documento foi elaborado de acordo com as orientações do International Integrated Reporting Council (IIRC) e, em matéria de Sustentabilidade, seguiu as orientações publicadas pela Global Reporting Initiative – GRI Sustainability Reporting Standards, norma internacional sobre elaboração de relatórios de sustentabilidade. O Relatório foi preparado de acordo com as GRI Standards: opção Essencial.

As Demonstrações Financeiras apresentadas foram preparadas de acordo com as disposições das Normas Internacionais de Relato Financeiro (IFRS), conforme adotadas na União Europeia.

À semelhança das melhores práticas, para garantir a fiabilidade e a veracidade dos dados apresentados, a informação de sustentabilidade contida no Relatório Integrado 2020 da LIPOR foi devidamente sujeita a verificação externa independente pela Ernst & Young Audit & Associados – SROC S.A.

A edição deste importante documento é, pois, para a LIPOR e os seus Municípios Associados o reforço do empenho com os princípios de transparência e de envolvimento com as nossas Partes Interessadas, resultando de um percurso evolutivo com 17 anos consecutivos de reporte anual do Relatório de Sustentabilidade e Relatório & Contas.

Pode conhecer o Relatório Integrado 2020 da LIPOR aqui: https://www.lipor.pt/pt/aproximar/partes-interessadas/relatorio-integrado

Sobre a LIPOR


LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

LIPORtrata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por 1 milhão de habitantes. Sustentada nos modernos conceitos de gestão de RU, a LIPOR desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos RU, baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, complementadas por um Aterro Sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.

Ao assumir de forma clara que a gestão de resíduos é realizada na ótica do recurso, a LIPOR firma todos os esforços na sua valorização mais adequada, abordagem esta que tem por base a projeção de um modelo circular de negócios, e é sustentada por projetos demostrativos das práticas circulares de suporte. A atuação da Organização permite consolidar um posicionamento que se preconiza pela criação de valor no ciclo produtivo, caracterizado pela reintrodução do “resíduo” como “recurso” na cadeia de valor.
A nível nacional, a LIPOR pretende ser impulsionadora da temática da Economia Circular, através da partilha de novas estratégias e procura de soluções mais eficazes.

Para mais informações contactar:Para mais informações contactar:
Sónia Pereira | sonia.pereira@lipor.pt | 939 770 271
Fátima Nogueira | fatima.nogueira@lipor.pt | 910 738 139
Portal LIPOR: www.lipor.pt

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo