Procurar
Close this search box.

Ministra da Agricultura está “convicta”: acordo para a nova PAC será conseguido no Conselho de Ministros de 28 e 29 de Junho

Fonte do artigo: Agricultura e Mar

“Acredito que, no quadro da negociação, vamos encontrar um ponto de equilíbrio entre os dois co-legisladores, com o apoio da Comissão Europeia. Estou convicta de que conseguiremos chegar ao acordo [sobre a a reforma da Política Agrícola Comum] no Conselho de Ministros de 28 e 29 de Junho, que se irá realizar no Luxemburgo”, disse ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

A ministra presidiu esta manhã, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, à Reunião Informal de Ministros da Agricultura, que se debruçou sobre o tema “Sistemas Alimentares, Inovação e Gestão dos Recursos Naturais”.

Apesar de não fazer parte dos tópicos de agenda desta Reunião Informal, Maria do Céu Antunes esclareceu que o tema da reforma da Política Agrícola Comum (PAC) também foi discutido, ainda que informalmente.

A ministra sublinhou que os contactos, no sentido de se chegar a um acordo político, nunca pararam e adiantou que a próxima semana, que culminará num surpertrílogo, será intensa em trabalhos, nomeadamente com o Parlamento Europeu.

Investigação e inovação

Quanto à Reunião Informal de Ministros da Agricultura, disse Maria do Céu Antunes, em conferência de imprensa, que “a Investigação, o Desenvolvimento e a Inovação terão um papel fundamental para o aumento da produtividade e eficiência, assim como para uma gestão mais sustentável dos Recursos Naturais. Neste âmbito destaco as várias linhas de acção a aprofundar, o papel da economia circular, o combate aos desperdícios, a redução de fitofármacos e o uso sustentável da água”.

A Reunião Informal foi antecedida por uma intervenção da Professora catedrática e investigadora, Elvira Fortunato, a propósito do tema em reflexão nesta Reunião.

Partilha:

Facebook
Pinterest
LinkedIn
On Key

Related Posts