Segunda-feira, Maio 27, 2024

Ministra da Agricultura está “convicta”: acordo para a nova PAC será conseguido no Conselho de Ministros de 28 e 29 de Junho

Fonte do artigo: Agricultura e Mar

“Acredito que, no quadro da negociação, vamos encontrar um ponto de equilíbrio entre os dois co-legisladores, com o apoio da Comissão Europeia. Estou convicta de que conseguiremos chegar ao acordo [sobre a a reforma da Política Agrícola Comum] no Conselho de Ministros de 28 e 29 de Junho, que se irá realizar no Luxemburgo”, disse ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

A ministra presidiu esta manhã, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, à Reunião Informal de Ministros da Agricultura, que se debruçou sobre o tema “Sistemas Alimentares, Inovação e Gestão dos Recursos Naturais”.

Apesar de não fazer parte dos tópicos de agenda desta Reunião Informal, Maria do Céu Antunes esclareceu que o tema da reforma da Política Agrícola Comum (PAC) também foi discutido, ainda que informalmente.

A ministra sublinhou que os contactos, no sentido de se chegar a um acordo político, nunca pararam e adiantou que a próxima semana, que culminará num surpertrílogo, será intensa em trabalhos, nomeadamente com o Parlamento Europeu.

Investigação e inovação

Quanto à Reunião Informal de Ministros da Agricultura, disse Maria do Céu Antunes, em conferência de imprensa, que “a Investigação, o Desenvolvimento e a Inovação terão um papel fundamental para o aumento da produtividade e eficiência, assim como para uma gestão mais sustentável dos Recursos Naturais. Neste âmbito destaco as várias linhas de acção a aprofundar, o papel da economia circular, o combate aos desperdícios, a redução de fitofármacos e o uso sustentável da água”.

A Reunião Informal foi antecedida por uma intervenção da Professora catedrática e investigadora, Elvira Fortunato, a propósito do tema em reflexão nesta Reunião.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos