Segunda-feira, Abril 22, 2024

Ministra da Agricultura: explorações vão ter apoios à produção fotovoltaica para autoconsumo

Fonte:Agricultura e Mar

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, anunciou ontem 19 de Janeiro, no Parlamento que as explorações agrícolas vão ter apoios à produção fotovoltaica para autoconsumo.

Em audição na Comissão de Agricultura e Mar, na Assembleia da República, o deputado socialista João Miguel Nicolau questionou esta quarta-feira a ministra da Agricultura sobre a necessidade de apoios à eficiência energética na agricultura que possam contribuir para a redução dos custos energéticos nesta actividade, tendo a responsável aproveitado para anunciar o lançamento de apoios à produção fotovoltaica para autoconsumo em explorações agrícolas e a promoção de comunidades energéticas, como os sistemas colectivos de regadio.

Electricidade verde

João Miguel Nicolau referiu a necessidade de coerência na adopção de uma política energética, lembrando que a aprovação, em 2020, do regime da electricidade verde representa uma ajuda à redução de custos de produção, mas são ainda necessárias medidas de redução de consumos, em linha com os princípios da proposta de Lei de Bases do Clima recentemente apresentada pelo Partido Socialista na Assembleia da República.

“Há necessidade de sermos consequentes e abrangentes. No contexto de desafio climático a actuação tem de passar pela redução de consumos energéticos, e dessa forma reduzirmos os custos de energéticos no sector”, defendeu o deputado socialista.

Na resposta, a ministra da Agricultura anunciou o lançamento de um aviso específico para a instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas com condições de custo simplificado, assim como a promoção do conceito de comunidades energéticas, nomeadamente, nos sistemas colectivos de regadio.

“Mais do que subsidiar os factores de produção, aquilo que queremos é uma política que baixe os custos de produção, nomeadamente tendo em conta a eficiência energética e a produção para autoconsumo”, afirmou a responsável pela pasta da Agricultura.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos