Fonte: Agricultura e Mar
A The Navigator Company anuncia que o seu projecto de produção integrada de peças de celulose moldada de eucalipto, destinadas a substituir embalagens de plástico de utilização única no mercado de food service e food packaging, “continua a avançar como planeado, com 70% da adjudicação de equipamento concluída no semestre e com 55% da execução do projecto, mantendo-se a previsão de entrada em produção no 1º semestre de 2024”.
A informação é revelada na apresentação de contas do primeiro semestre de 2024, no qual a empresa registou um lucro líquido de 137,4 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2023, alcançando o segundo melhor primeiro semestre da história da empresa. O montante total de investimentos ascendeu a 113 milhões.
Acrescenta a empresa, em nota de imprensa, que continua a sua “aposta nos papéis de embalagem, essencialmente nos mercados de Bags (sacos de retalho) e Flexible Packaging (embalagens flexíveis), onde a introdução inovadora das qualidades da fibra de eucalipto tem tido enorme aceitação”.
Produtos destinados à indústria alimentar
Entre os vários projectos em curso de ampliação da sua oferta, a Navigator tem vindo a desenvolver desde o início de 2023 novas gamas de produtos, destinadas às indústrias alimentares, e a uma multiplicidade de produtos de consumo, “cuja fase de testes e introdução no mercado ainda em curso, virá a abrir portas, a curto prazo, a outros segmentos de alto valor acrescentado”.
“Ao longo do primeiro semestre assistimos ao reforço do reconhecimento da qualidade dos nossos produtos de packaging da Navigator, à base de fibra de eucalipto globulus e, consequentemente, da marca gKraft, servindo a marcas de grande exposição, em sectores tão distintos como a área da moda, retalho alimentar, e-commerce, indústria ou agricultura, resultando numa cada vez maior e mais diversificada base de clientes interessados em contribuir para o movimento global de desplastificação da economia mundial”, acrescenta a Navigator em nota de imprensa.
E garante que “esse reconhecimento é visível na evolução da base de clientes, hoje superior a 230 clientes activos, em 30 países, desde a entrada no negócio em 2021. Um reconhecimento que vai além do sucesso comercial: o trabalho da Navigator no domínio das soluções sustentáveis de embalagem foi distinguido, em Junho passado, com o Prémio Nacional de Inovação. Por sua vez a Agenda mobilizadora “From Fossil to Forest – Produtos de Embalagem Sustentáveis para Substituição do Plástico Fóssil”, liderada pela Navigator, foi distinguida pela Deloitte Portugal, na categoria “Transformation Award – Projectos de transformação e de inovação com impacto no mercado”.