Fonte do anúncio: Naturlink
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
REFERÊNCIA: BIM/UTAD/38/2019 Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestres no âmbito do projeto/instituição de I&D Projeto de I&D Interact – Integrative Research in Environment, Agro-Chain and Technology, n.º da operação NORTE-01-0145-FEDER-000017, BIM/UTAD/38/2019, financiado por cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020), nas seguintes condições:
Área Científica: Agricultural Sciences
Requisitos de admissão:
1.º – Mestrado em Agronomia, Biologia, Bioquímica ou áreas afins com classificação final igual ou superior a 16 valores*;
2.º – Experiência em produção científica*;
3.º – Experiência em investigação nas áreas definidas no plano de trabalhos*;
4.º – Disponibilidade imediata*; * fator eliminatório
Plano de trabalhos:
O bolseiro será integrado num subprojeto intitulado ”Improving olive orchards cropping practices to cope with a changing environment”. O bolseiro efetuará investigação nas áreas da agronomia, ecofisiologia e bioquímica dos produtos da fileira olivícola, particularmente em atividades como relações hídricas, fotossíntese, stresse oxidativo, expressão genética, crescimento, produtividade e qualidade dos produtos da olivicultura.;
Legislação e regulamentação aplicável:
Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na II Série do Diário da República de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na II Série do Diário da República de 27 de julho de 2013, alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015 e Lei n.º71/2018 (Lei do Orçamento do Estado para 2019) e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Despacho RT.36/2011, de 6 de Julho, do Sr. Reitor, publicado em Diário da República pelo Despacho Nº 9157/2011 (II Série), de 19 de Julho.
Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no(a) Departamento de Biologia e Ambiente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor (a) Doutor (a) Carlos Manuel Correia.
Duração da (s) bolsa (s):
A bolsa terá a duração de 4 meses, com início previsto em Julho de 2019.
Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante da bolsa corresponde a €989,7, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).
A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.
Métodos de seleção:
Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Mérito do curriculum vitae, Experiência de investigação nas áreas definidas no plano de trabalhos, Experiência de investigação em oliveira, Produção científica nas áreas definidas no plano de trabalhos e Produção científica em oliveira, com a respetiva valoração de 10%, 30%, 20%, 20% e 20%.
Composição do Júri de Seleção:
Presidente – Carlos Manuel Correia
Vogal – Henrique Manuel Da Fonseca Trindade
Vogal – José Manuel Moutinho Pereira
Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada Nota Final afixada no(a) Página Campus Online da UTAD (http://www.campus.utad.pt/bolsasinvestigacao/candidaturas), sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.
Caso a decisão a tomar seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação referida, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 19 Junho 2019 a 3 de Julho de 2019.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de formulário de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Cópia do(s) certificado(s) de habilitações, Curriculum Vitae do bolseiro detalhado [comprovando os requisitos acima referidos] e Indicação dos seguintes dados: nº de cartão de cidadão, nº de identificação fiscal – NIF, data de nascimento, contacto de telemóvel e endereço de correio eletrónico.
A candidatura deverá ser efetuada através da Página do Campus Online da UTAD, na secção de Bolsas de Investigação, seguindo as seguintes indicações:
• Aceder à Página do Campus Online da UTAD: www.campus.utad.pt e selecionar a opção Bolsas de Investigação. Ou aceder diretamente a www.campus.utad.pt/bolsasinvestigacao/lista.
• Selecionar a bolsa à qual se pretende candidatar.
• Ao selecionar a opção “Candidatar” será reencaminhado para a página de candidatura na qual deverá preencher e submeter o respetivo formulário.
O/a candidato/a tem direito a igualdade de oportunidades e de tratamento, não podendo ser privilegiado/a, beneficiado/a, prejudicado/a, privado/a de qualquer direito ou isento/a de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.