Já alguma vez pensou em plantar abacate na sua casa? Hoje trago-vos um artigo que o vai permitir produzir de forma fácil abacate, que é considerado para muitos um super alimento.
Posto isto, da próxima vez que comer um abacate ou que o use em algum prato culinário, guarde o caroço para poder posteriormente plantá-lo. Se tem crianças em casa, esta tarefa pode ser muito interessante uma vez que fará com que estas criem ligações com a terra e com a Natureza.
Como plantar abacate em casa: guia passo-a-passo
1- Tire o caroço do abacate
Para tirar o caroço do abacate, corte-o a meio com cuidado, para não danificar o caroço que se encontra no seu interior.
Faça para isso, um corte na longitudinal do abacate com cerca de 1,5 cm de profundidade e gira as duas metades do abacate para abrir a fruta e tirar o caroço.
2 – Limpe o caroço
Depois de tirá-lo do abacate, limpe-o muito bem pois é a partir daí que vai surgir o novo abacate. Durante esta operação, deve ter cuidado para não retirar a casca castanha do caroço do abacate, pois caso isso aconteça, as hipóteses deste germinar serão muito menores.
3- Espete palitos no caroço de abacate
Depois do passo anterior, deve inserir 3 a 4 palitos a fazer de suporte ao caroço, mantendo-o à superfície do copo de água.
Nota: O caroço de abacate deve ficar posicionado parcialmente submerso na água tal como mostra a figura abaixo.
(o caroço deverá ficar sobre cerca de 2,5 cm de água)
Nota: A água do copo deve ser renovada com regularidade, garantindo dessa forma que o caroço germine, e comecem a surgir passados alguns dias algumas raízes e a crescer um caule.
Após duas a três semanas de ter feito a operação anterior, a camada externa castanha do caroço começará a tornar-se mais seca e enrugada, acabando por cair. O caroço irá começar a abrir em cima e em baixo, acabando por sair da sua base, raízes.
4 – Plante o abacate
Quando o caroço que esteve no copo de água começar a ganhar algumas raízes e o caule, bem como as suas folhas e planta tiverem atingido cerca de 20 a 30 cm, chegou o momento de passar a planta para o solo.
A cultura do abacate gosta de solos férteis, ricos em matéria orgânica e com uma boa drenagem. Por essa razão, e para garantir que terá bons resultados com esta plantação deve garantir essas condições.
A mini-planta de abacate pode ser plantada na sua horta ou num vaso grande pois o abacateiro pode ocupar algum espaço. Ao colocar o caroço na terra, garanta que este não fica totalmente enterrado.
5 – Plantar abacate- cuidados que deve ter com a rega
A planta de abacate gosta de água, e por essa razão, deve regá-la diariamente de modo a que a terra esteja sempre húmida.
As folhas desta planta devem estar sempre verdes, e caso isto não se verifique(folhas castanhas) é sinal de que a planta precisa de mais água.
Caso as folhas da planta de abacate estejam amarelas, é sinal que está a dar água à planta em demasia e se isso acontecer, faça uma pausa na rega.
A cor das folhas do abacateira é assim um excelente indicador da necessidade de água desta planta! Esteja atento!
6 – Chegou o momento da colheita
A planta do abacate começa a dar fruto mais ou menos dois anos após a sua plantação.
Quando estes frutos estiverem maduros, deve retirá-los da planta e consumi-los.
Se seguir estes conselhos, terá certamente uma linda planta para a embelezar o seu jardim ou horta.
Plantar abacate, como leu, é bastante fácil seguindo estas dicas que lhe transmiti. Tem no entanto de ter em consideração que terá de esperar algum tempo até conseguir que a sua planta produza os frutos pelos quais tanto anseia. No entanto, a espera pode valer a pena 🙂