A nutrição das plantas tornou-se nos dias de hoje, uma prática fundamental e uma das áreas mais importantes da jardinagem para obter os melhores resultados possíveis.
Uma nutrição adequada tem um papel fundamental no aumento do desenvolvimento e produtividade das culturas, sendo imprescindível, pois garante o fornecimento dos nutrientes necessários para o desenvolvimento vegetal saudável.
Consideram-se nutrientes essenciais para as plantas, aqueles que:
• Quando insuficientes, levam a que a planta seja incapaz de completar o seu desenvolvimento equilibrado;
• Detêm funções imprescindíveis na planta – estão envolvidos diretamente no seu metabolismo.

Plantas nutridas no seu jardim

Quando o solo não é capaz de satisfazer as necessidades das suas plantas no jardim, aparecem os primeiros sintomas visuais de carências nutricionais (folhas com características diferentes).
Identificar a razão deste tipo de problemas é fundamental para os resolver, e sobretudo para tentar evitá-los ao máximo!
Muitas vezes, a falta de nutrientes do seu jardim, podem ser “mascarados” por pragas ou doenças, falta de irrigação, insolação, etc. Deve por isso estar atento(a) ao seu jardim, para garantir que nada de mal lhe aconteça!

No entanto, solo com uma boa nutrição não é tudo!

De facto, não basta apenas manter altos índices de fertilidade do solo para garantirmos bons resultados no seu jardim. É necessário ter em consideração como a preparação do solo do seu jardim.
A preparação do solo do seu jardim vai muito além de escolher o local ideal e fazer a “cova” para colocar lá as suas plantas.

O lugar escolhido para o seu jardim, deverá ter uma boa exposição solar, uma boa capacidade de drenagem e ficar afastado de árvores de grande porte. Além disso, é necessário examinar o solo e medir o pH do mesmo, revolvendo a terra para retirar contaminantes, exemplos: pedras, raízes. Por fim, é só escolher o melhor substrato para as suas plantas de jardim e proceder à plantação/sementeira.

A Importância de ter um substrato de boa qualidade no seu jardim

Com o objetivo de ter uma boa terra no seu jardim, é fundamental que exista uma gestão eficiente de todos os recursos disponíveis.
Usar um substrato próprio para as suas plantas do jardim é “meio caminho andado” para assegurar o bom desenvolvimento das suas plantas nomeadamente desde o momento da sementeira.

Qual o substrato universal que devo utilizar no meu jardim?

O substrato Siro Plant é uma boa opção que pode adquirir. Possui qualidade “Silver” e é ideal para a plantação e transplante de uma vasta gama de plantas (excepto aquelas que necessitam de um solo ácido).
Este substrato é bastante completo pois, além de ser ideal para os primeiros tempos de vida das suas plantas de jardim, é enriquecido com adubo de libertação controlada e lenta durante 9 meses o que permite uma nutrição equilibrada e saudável.
Por outro lado, os ácidos húmicos e fúlvicos naturais presentes no seu húmus garantem as condições perfeitas para o ótimo crescimento das raízes das suas plantas.

Já conhece este substrato? Para saber mais sobre ela, visite o site da SIRO e entre em contacto com os especialistas que o irão aconselhar da melhor forma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here