Destaques

Portugal Foods lança guias informativos para promover transição digital e ambiental das empresas agroalimentares portuguesas

Os três documentos estratégicos, que apresentam recomendações e boas práticas, versam sobre três temas fundamentais para o futuro e competitividade do setor: Indústria 4.0, Economia Circular e Economia Digital.

Maia, 12 de janeiro de 2021 – A PortugalFoods acaba de disponibilizar três guias informativos dedicados a três grandes desafios que se impõem à economia nacional, e ao setor agroalimentar em particular: Indústria 4.0, Economia Circular e Economia Digital. Estes documentos explicam, passo a passo, como as empresas agroalimentares podem adotar modelos de negócio que apostam na integração de novas tecnologias e de práticas de sustentabilidade com vista à melhoria da produtividade e da competitividade.

Tecnologias como Realidade Aumentada, Internet of Things Industrial, Simulação 3D e Big Data e Analytics, entre muitas outras, estão a impor-se no quotidiano das empresas e transformar os seus modelos de gestão. A integração destas práticas inovadoras possibilita a otimização inteligente dos processos, com base em informação em tempo real, pelo que permite às empresas adaptarem-se e responderem aos cada vez mais exigentes desafios do mercado e dos seus consumidores. Maior segurança alimentar, incremento da certificação da qualidade, melhor capacidade de gestão da cadeia de fornecedores, mais agilidade e mais transparência são algumas das vantagens e oportunidades que estas tecnologias oferecem às empresas do setor.

Os guias informativos agora publicados, foram elaborados no âmbito do PortugalFoods_Qualifica, que tem como objetivo sensibilizar e dinamizar o tecido empresarial do setor agroalimentar nacional para os desafios do futuro, através da partilha de conhecimento e divulgação de tendências e boas práticas em temas relacionados com Inovação Tecnológica, a Indústria 4.0, a Economia Circular, a Economia Digital e a Literacia Financeira. Ao identificar os fatores críticos de competitividade, este projeto tem por missão o reforço da competitividade empresarial do setor agroindustrial a partir do incremento do índice tecnológico com recurso à produção, transferência, aplicação e valorização do conhecimento orientado para a inovação. O projeto PortugalFoods_Qualifica é financiado pelo COMPETE2020, Portugal2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.