PortugalFoods apresenta “Roadmap Tecnológico para o setor agroalimentar português”

0
60

Evento digital, que decorre no âmbito do Projeto PortugalFoods_Qualifica, apresentará documento estratégico onde se identificam caminhos críticos para que o setor atinja os objetivos tecnológicos, contribuindo para um melhor entendimento das tendências e necessidades do mercado e dos fluxos de conhecimento e permitindo que as empresas possam orientar os seus recursos para uma maior competitividade.

Maia, 12 de abril de 2021 – A PortugalFoods organiza, no próximo dia 15 de abril (quinta-feira), a partir das 15h00, o evento de apresentação do Roadmap Tecnológico para o setor agroalimentar português, um documento estratégico que pretende apoiar e orientar as empresas e o setor na definição das suas prioridades tecnológicas, com vista a responder, da forma mais competitiva possível, às tendências e necessidade do mercado.

Este webinar será também marcado pela intervenção de Tim Hogg, Professor Universitário e especialista em ciência e tecnologia alimentar, sobre a evolução tecnológica no setor agroalimentar.

Nesta conferência, que conta com a participação de um conjunto de peritos em inovação do sistema científico e tecnológico nacional, a PortugalFoods colocará em debate aquelas que são as principais linhas diretoras do roadmap tecnológico para o setor agroalimentar português, um documento estratégico composto por quatro camadas correspondentes às quatro componentes consideradas mais significativas nesta iniciativa, nomeadamente: mercado, produto, tecnologia/processo e atividades de investigação e desenvolvimento.

PROGRAMA

15h00 | Boas-vindas

Deolinda Silva, PortugalFoods

15h10 | Evolução tecnológica no setor agroalimentar

Tim Hogg, Universidade Católica Portuguesa/ADVID – Cluster da Vinha e do Vinho

15h30 | Apresentação do Roadmap Tecnológico para o setor agroalimentar

Susana Figueiredo, Sociedade Portuguesa de Inovação

16h00| Debate

Moderação: Deolinda Silva, PortugalFoods

Anabela Raymundo, Instituto Superior de Agronomia

Lorenzo Pastrana, Iberian Nanotechnology Laboratory

Manuela Pintado, Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica Portuguesa

Susana Figueiredo, Sociedade Portuguesa de Inovação

Víctor Freitas, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

16h30 | Encerramento

A participação nesta conferência virtual dedicada à apresentação do Roadmap tecnológico para o setor agroalimentar português decorrerá via zoom e é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia (que decorre até ao início da sessão), podendo também ser visionada no canal de Youtube da PortugalFoods. Para assistir ao evento, por favor, inscreva-se AQUI.

Esta iniciativa integra-se no projeto PortugalFoods_Qualifica que tem como objetivo sensibilizar e dinamizar o tecido empresarial do setor agroalimentar nacional para os desafios do futuro, através da partilha de conhecimento e divulgação de tendências e boas práticas em temas relacionados com Inovação Tecnológica, a Indústria 4.0, a Economia Circular, a Economia Digital e a Literacia Financeira.

Este projeto é financiado pelo COMPETE2020, Portugal2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Sobre a PortugalFoods

A PortugalFoods, associação reconhecida como cluster do setor agroalimentar português, é constituída atualmente por mais de 150 associados: empresas, entidades do sistema científico nacional da fileira agroalimentar e outras entidades conexas. Enquanto principal interlocutora e dinamizadora da fileira, a PortugalFoods assume-se como uma plataforma que fomenta relações win-win entre os seus associados, tendo como objetivo final a produção e partilha de conhecimento como suporte à inovação e à internacionalização capaz de aumentar a competitividade do setor agroalimentar nacional.

Para mais informações, contactar:

ALL Comunicação

Carla Grou | 91 782 54 79 | carla.grou@allcomunicacao.pt  

Sofia Rainho | 96 300 72 07 | sofia.rainho@allcomunicacao.pt  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.