Fonte: Agricultura e Mar
A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal queixa-se de que a Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA) de combustíveis com gasóleo colorido e marcado (GCM), vulgo gasóleo verde, exclui os principais concelhos produtores de pêra e maçã que irão entrar em plena colheita nos próximos dias.
Em comunicado, a Confederação lembra que solicitou às entidades governamentais, a inclusão dos postos de abastecimento de combustíveis existentes nas cooperativas agrícolas na REPA. Em todos aqueles postos verifica-se a existência de GCM.
Esclarece ainda a Confagri que, assim que declarada a situação de crise energética, os postos da REPA de Emergência de Veículos Prioritários (54 em todo o território nacional) encerram ao público por forma a abastecer apenas os veículos considerados prioritários para este efeito.
Concelhos de postos para a agricultura
“Assim, os cerca de 15 postos de GCM existentes na REPA-Veículos prioritários, ficam indisponíveis para o sector agrícola, designadamente em: Moura, Bragança, Fundão, Sertã, Montemor-o-Velho, Vendas Novas, Albufeira, Bombarral, Campo Maior, Paredes, Abrantes, Ourém, Grândola, Chaves e Mangualde”, realça o mesmo comunicado.
Conheça todos os postos incluídos na Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA) aqui.
Pode ver o mapa de postos incluídos na Rede de Emergência de Postos de Abastecimento aqui.