Qual o momento óptimo para a colheita da azeitona? Saiba tudo na Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Estremoz

Fonte: Agricultura e Mar

A Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Estremoz, que detém a marca Azeite Lavrador, recebe no dia 2 de Dezembro o workshop “Momento óptimo para a colheita da azeitona”, a partir das 10 horas.

O encontro conta com a presença e Francisco Mondragão Rodrigues e Elsa Lopes e vai debater os seguintes temas: processo de maturação da azeitona; amostragem da azeitona para determinação do teor de gordura; cálculo do índice de maturação; e determinação do momento óptimo para a colheita da azeitona.

No final do debate, a partir das 12h30, haverá uma actividade de campo, com a demonstração de colheita de amostra de azeitona em olival da região.

Instituto Politécnico de Portalegre

Esta actividade, inserida no projecto Alentejo 2020 – GescertOlive, em que o Instituto Politécnico de Portalegre participa, pretende transmitir aos produtores, associações de olivicultores e lagares, as técnicas e metodologias a usar para determinar o momento mais adequado de colheita da azeitona com vista à obtenção de maior quantidade de azeites de elevada qualidade.

Limitado a apenas 20 participantes, a inscrição é gratuita, mas de cariz obrigatório, através do email: [email protected].

Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.

 

Deixe um comentário

Artigo Anterior

Caça não está proibida em Estado de Emergência. Conheça as limitações. Caça ao javali tem teor profissional

Próximo artigo

NOVA OPORTUNIDADE: Engº Agrónomo (M/F)

Latest from Artigos