Domingo, Março 3, 2024

Quer ser apicultor? Leia o Manual de Boas Práticas na Produção de Mel

Fonte: Agricultura e Mar

O Manual de Boas Práticas na Produção de Mel é uma ferramenta essencial que disponibiliza de forma acessível a todos os apicultores nacionais toda a informação relativa à higiene nas fases de produção, extracção e processamento do mel.

Em colaboração com a Escola Superior Agrária de Santarém, a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal disponibiliza online este Manual, da autoria da Professora Ana Neves, editado em 2006.

Este Manual aprofunda temas como os do ambiente de instalação do apiário, colmeias e enxames, recolha e transporte das alças para extracção de mel, higiene das Instalações, equipamentos e utensílios, ou controlo de pragas.

Explica a autora do Manual que, com “a evolução da civilização humana, a apicultura e, em especial, a produção e comercialização do mel passou a ser uma actividade económica de relevo. O sector apícola em Portugal é, tradicionalmente, uma actividade complementar associada à agricultura e à floresta”.

E acrescenta que “o mel português é um produto natural de qualidade. A abertura de mercados mais competitivos está estreitamente ligada ao aumento da produção e o cumprimento dos requisitos legais associados à produção de um género alimentícios”, levando em conta as definições, classificação e características do mel, bem como as regras para o seu acondicionamento e rotulagem.

Objectivos do manual

Os objectivos do documento passam por apresentar as principais características das instalações, equipamento e utensílios para a produção e extracção do mel; sensibilizar os apicultores para a importância da higiene das instalações, equipamentos e utensílios e dos operadores, através de um conjunto de regras simples; demonstrar ao apicultor a sua responsabilidade pela qualidade e segurança do mel.

Para a Professora Ana Neves, “as colmeias devem basicamente ser feitas de materiais que não apresentem qualquer risco de contaminação para o ambiente ou para os produtos da apicultura”. E, no registo dos apiários, devem ser incluídas informações sobre a utilização de alimentação artificial: tipo de produto, datas, quantidades e colmeias em que foi utilizada.

Pode ler o Manual de Boas Práticas na Produção de Mel completo aqui.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos