Sábado, Abril 27, 2024

Relatório aponta tendências agroalimentares para 2023

Fonte do artigo: Agricultura e Mar

relatório “Food trends in Agritech and FoodTech in 2023”, elaborado pela Fundação Europeia para a Inovação e Aplicação da Tecnologia (INTEC) e pela Minsait, uma empresa Indra, analisa as tendências agroalimentares em Espanha e Portugal. Foi elaborado no âmbito do Projecto HIBA, integrado no programa Interreg-POCTEP da União Europeia. Este documento, que sublinha a importância da inovação na transformação da cadeia agro-alimentar, destaca 10 macrotendências que se irão consolidar, neste sector, nos próximos anos.

A Revista Agricultura e Mar aqui transcreve as 10 macrotendências:

• Novos sistemas para plataformas de agricultura, pecuária e aquacultura de precisão. Com especial destaque para a gestão e automatização de dados através da Inteligência Artificial (IA), que entrará com força no sector.

• Inteligência Artificial Aplicada. Com um crescimento é estimado em 30% até 2023. A IA é utilizada para melhorar a eficiência e sustentabilidade na produção agrícola e para melhorar a segurança alimentar.

• Proteínas alternativas, derivadas de vegetais, insectos e produtos do mar; carne vegan e carne de cultura serão tendência. A produção de tecidos artificiais será também cada vez mais poderosa como forma de melhorar o ambiente.

• Biotecnologia (genética das plantas e melhoria do ADN para controlo de doenças), Saúde e Bem-Estar Animal.

• Segurança alimentar e rastreabilidade. A necessidade de controlar os processos desde a produção inicial até ao utilizador, com a transparência necessária e segurança dos dados, será essencial. As transacções económicas ajudarão à introdução de Blockchain e o pagamento com criptomoedas.

• Cultivo indoor e agricultura vertical. Serão cada vez mais frequentes e, combinadas com a agricultura de precisão, será uma nova forma de tornar mais eficiente a utilização da água e o controlo dos alimentos, permitindo 4-6 colheitas por ano por cultura. O clima interior e a gestão de pragas serão fundamentais para este novo negócio, especialmente em 2023.

• Robótica e Inteligência Artificial aplicada à agricultura. A robótica combinada com a visão com inteligência artificial e câmaras espectrais na colheita de fruta e a supressão do trabalho mecânico será uma tendência cada vez mais emergente.

• Soluções para eliminar o desperdício de alimentos: aproximadamente 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados todos os anos assim como 30% da electricidade gerada para os cultivar (em Portugal são desperdiçados 20 a 30 kg de alimentos por pessoa anualmente).

• Marketplace de proximidade. Os Marketplace de proximidade, que ligam os produtores locais aos consumidores, estão a ganhar popularidade e espera-se que continuem a crescer em 2023.

• Soluções de Sustentabilidade. As soluções de sustentabilidade, tais como o waste-to-fuel e a compostagem, estão a ganhar importância face às preocupações ambientais.

Para Juan Francisco Delgado, director da publicação, “as tendências reflectem a necessidade de inovação no sector agro-alimentar e ao mesmo tempo os avanços que este sector está a experimentar na produção primária, onde se está a quebrar a tendência para introduzir inovação e tecnologia e especialmente na indústria de transformação e na logística e distribuição com inteligência artificial, o que significará um avanço importante nos próximos anos”.

Pode ler o relatório completo aqui.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos