Quarta-feira, Maio 22, 2024

Salvem os insectos: é urgente tomar medidas para assegurar a sua existência

Acho que todos já leram alguma notícia em algum momento sobre a falta de insectos  que está a assombrar o planeta Terra.

A diversidade de insetos no planeta, assim  como a quantidade de insectos que ainda resta em cada espécie, tem diminuído consideravelmente e tende a diminuir ainda mais se não forem tomadas novas atitudes.

Eu sei que muitos de nós, tentamos repelir os insetos ao máximo, mas temos de ter consciência que estes são necessários e precisamos de atuar de forma a salvá-los. Além de esta atitude ser benéfica para todos os insectos e a continuação da sua espécie, é uma boa atitude também para a nossa própria existência.

Uma publicação partilhada pelo conhecido site  The Guardian, faz referência a um relatório da Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES em Inglês), e alerta sobre a estimativa de que 10% das espécies com 5,5 milhões de insetos, estão ameaçadas e podem ficar extintas.

Tal acontecimento pode estar relacionado devido às culturas agrícolas, uso de pesticidas e o aumento da população humana.

A investigadora  Anne Sverdrup-Thygeson, da Universidade Norueguesa de Ciências da Vida, explica que “tanto a água, quanto a alimentação que a humanidade necessita, dependem da sobrevivência desses insectos”.

Não só as abelhas necessitam de ser salvas

Todos sabemos que uma das funções  das abelhas é polinizar as flores, mas existem outros insectos com funções muito importantes.  Anne fala que até as formigas têm um papel fundamental na dispersão de sementes, uma vez que, segundo o que a investigadora referiu, algumas delas são responsáveis pela propagação de até 11.000 espécies de plantas.

Por outro lado, muitos insectos auxiliam na decomposição de madeiras o que pode representar uma função essencial na “prestação de serviços de colecta de lixo”, permitindo gerar nutrientes para originar uma nova vida.

Para além da importância dos insectos abordada nos paragráfos anteriores, é importante referir que os insectos servem  de alimento para aves, répteis, anfíbios e mamíferos.  Segundo o site Audubon.org, a diminuição de   insetos contribuiu para a perda de 421 milhões de aves na Europa nas últimas três décadas.

De acordo com as conclusões deste investigadora e dos diversos estudos que têm vindo a ser feitos sobre a importância dos insectos e o impacto que o seu desaparecimento pode ter no planeta, o desaparecimento dos insetos poderá colocar a nossa própria existência em risco.

Por essa razão, é preciso agir e adotar atitudes mais sustentáveis, tendo  consciência da importância de todos os insetos têm  para o bom funcionamento do nosso ecossistema.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos