Eventos

Seminário debate desafios pós – COVID no processamento de alimentos e cadeias de valor


No âmbito da comemoração dos 30 anos do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, está a ser organizado um Ciclo de Seminários. O próximo seminário deste ciclo, intitulado “Desafios pós – COVID no processamento de alimentos e cadeias de valor” vai decorrer online, no dia 15 de julho às 17h, e terá como orador Marco Dalla Rosa, professor na Universidade italiana de Bolonha, com moderação de Cristina Luísa Silva, investigadora e docente da Escola Superior de Biotecnologia.

A emergência pandémica surgiu numa fase de preocupação crescente relacionada com a sustentabilidade do planeta, especialmente em relação à procura crescente de alimentos. O confinamento mudou a atitude e as preferências de alguns consumidores, e por essa razão, foi necessário a indústria alimentar a nível mundial fazer um grande esforço para enfrentar as mudanças que se fizeram sentir. Por outro lado, vários setores da indústria alimentar tiveram uma grande redução no volume de negócios (como por exemplo, o caso do catering e dos restaurantes), levando muitos deles à alternativa do “take away”.

No seguimento destas mudanças, o trabalho de investigação nas áreas da tecnologia e engenharia alimentar vieram contribuir ainda mais para dar resposta às novas necessidades do mercado alimentar, quer a nível global, quer a nível local, assim como a necessidade de considerar novas estratégias para reduzir o impacto da pandemia na produção de alimentos e na cadeia de abastecimento.

A relação entre o aumento de surtos pandémicos e as mudanças climáticas, testemunhada por cientistas da área ambiental, considerando a procura de mais alimentos, direciona a atenção para um melhor aproveitamento das fontes naturais, como fontes alimentares mais sustentáveis e a utilização de energia e recursos hídricos com um menor impacto ambiental.

O seminário irá abordar, sobretudo, a mudança por parte dos consumidores e, consequentemente, no mercado da indústria alimentar, assim como irá abordar a análise das alternativas para reduzir os impactos relacionados com a energia e o recurso a fontes naturais através de novas tecnologias na área alimentar.

Marco Dalla Rosa, professor na Universidade italiana de Bolonha, irá também falar sobre o uso de tecnologias não térmicas, como tratamentos com plasma frio para a higienização dos próprios alimentos e também dos materiais em contato com alimentos, considerando a eficácia contra contaminações por SARS-COV2.

O seminário “Desafios pós – COVID no processamento de alimentos e cadeias de valor”, organizado pelo Centro de Investigação CBQF, vai decorrer online, no dia 15 de julho às 17h, e terá como orador Marco Dalla Rosa, professor na Universidade italiana de Bolonha, com moderação de Cristina Luísa Silva, investigadora e docente da Escola Superior de Biotecnologia. As inscrições podem ser feitas através de formulário online.

Mais informações:

https://www.cbqf.esb.ucp.pt/en/gateway-events/cbqf-30-years-anniversary-seminar-5-post-covid-challenges-food-processing-and-value

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo