img

Tamarilho ou tomate-maracujá: saiba como plantar esta árvore de fruto no seu pomar

/
/
/

Tamarilho: já plantou esta árvore de fruto na sua horta?

O tamarilho, como vulgarmente é conhecido, teve origem na América do Sul, é também conhecido  como tomate-de-árvore ou tomate-maracujá.  Independentemente do nome que se dá a este fruto, é certo que a sua popularidade tem vindo a aumentar. Baixo em calorias e riquíssimo nutricionalmente, o tamarilho pode facilmente ocupar um espaço muito especial na sua horta.

como plantar tamarilho na horta
Este fruto é rico em antioxidantes e é pobre em calorias, sendo frequentemente recomendado em dietas de emagrecimento.  São muito usados em saladas de frutas bem como para fazer compotas ou maravilhosas sobremesas.

Tamarilho: tudo o que deve saber sobre esta árvore de fruto

Os tamarilhos cujo nome científico é  Solanum betaceum,  consistem em pequenas árvores de fruto que não atingem mais de 5 metros de altura e que pertendem à família das solanáceas (tomateiros, batateiras, beringelas, physalis, entre outras). No que diz respeito às variedades destas árvores de fruto, existem variedades de  de fruto amarelo e de fruto vermelho, que são as mais populares.

Esteticamente,  frutos são parecidos com o tomate, caracterizando-se por terem forma oval e pontiaguda. O sabor dos tamarilhos também é marcante: agridoce. Pode consumi-los de diversas formas: em fresco, em sobremesas, sumos e compotas. Na ilha da Madeira, por exemplo, são utilizados na preparação da tão famosa bebida, a poncha.

Convencido (a)? De que está à espera para plantar esta árvore de fruto na sua horta ou pomar?

tamarilho horta

Como obter esta planta?

Pode adquirir esta árvore de fruto num viveiro (já pronta a plantar) ou pode propagar este fruto por semente ou por estaca.
Caso opte pela sementeira, deve fazer o seguinte:

  1. Remova as sementes do fruto, lave-as e colocando-as em vasos.
  2. Misture um pouco de areia na sua terra ou compre um substrato adequado para este tipo de árvores. Caso opte pelo substrato, garanta que este esteja sempre húmido.
  3. Depois de proceder à sementeira, coloque os vasos num local abrigado e com temperaturas amenas.
  4. Caso opte pela multiplicação por estaca, deve fazê-la pela Primavera, enraizando os rebentos jovens, com cerca de 20-30cm de comprimento. Estes rebentos devem ser tratados de forma especial. Para induzir o seu enraizamento, coloque um pó ou gel de enraizamento, que pode ser comprado em qualquer  loja da especialidade.  Depois desta procedimento, deve manter as  estacas em vasos com o mesmo tipo de substrato que escolher na operação anterior e colocá-las em local abrigado.

tamarilho horta

Como plantar tamarilho na sua horta ou pomar

Antes de plantar esta árvore de fruto na sua horta ou pomar, deve ter em atenção que estas plantas têm um crescimento muito rápido.

No entanto, estas árvores de fruto, devem apenas ser transferidas para o local definitivo quanto atingem cerca de 1 metro de altura, e por altura da Primavera.

Antes de plantar esta árvore de fruto, faça uma cova com cerca de 40-50cm de profundidade, podendo nesta altura incorporar o composto proveniente da compostagem, caso esta situação se aplique.

Depois de colocar a planta na cova, tape-a, regando o solo  logo de seguida.  Um boa ideia que pode adotar será colocar folhas secas em redor da planta, auxiliando desta forma a proteger a planta, mantendo o solo húmido (que é essencial).

Cuidados essenciais que deve ter com esta árvore de fruto

Rega

Tente regar de forma frequente para garantir que o solo fica sempre húmido, mas evite que este encharque! Por altura da Primavera,  faça uma poda para eliminar ramos secos e doentes e promover o crescimento de ramos laterais ( evitando que a árvore cresça em demasia).

Colheita

A altura ótima para colher estes frutos na sua horta ou pomar é  entre os meses de Novembro e Março. Quantos estes frutos apresentam uma cor uniforme e um pouco moles ao toque, estão no ponto!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar