Fonte: Agricultura e Mar
O VI Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos realiza-se nos próximos dias 21 e 22 de Maio. Trata-se de um evento organizado pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), em colaboração com a Associação Portuguesa de Horticultura (APH), o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências (COTHN-CC) e co-organização com o Município de Odemira.
A edição de 2021, totalmente digital, terá como tema central “A sustentabilidade da produção de pequenos frutos” onde serão analisadas e debatidas as áreas fundamentais para a sustentabilidade da produção intensiva de pequenos frutos que não coloquem em causa a competitividade do sector e a rentabilidade das culturas e contará com um painel de oradores nacionais e estrangeiros de reconhecido mérito, investigadores, técnicos, produtores e outros agentes.
Produção em crescimento acentuado
Refere a organização que a produção de pequenos frutos tem aumentado de uma forma muito acentuada em Portugal, quer pela existência de excelentes condições ambientais que algumas regiões possuem para produzir para o mercado de exportação, quer pela elevada competência da maioria dos empresários/produtores envolvidos na fileira.
O sector dos pequenos frutos encontra-se com uma dinâmica extremamente forte ao nível da produção, exportação e transformação, sendo uma das áreas da horto-fruticultura que mais contribui para as exportações portuguesas.
A fileira cresceu em área, em produção e valor. Em 2018, a área de pequenos frutos ultrapassou os 3.800 hectares em que o mirtilo, só por si, representava metade da área plantada (INE, 2019). No entanto, cabe às framboesas o destaque em relação à produção, cerca de 24 mil toneladas produzidas com um valor exportado que ultrapassou os 165 milhões de euros (SIMA, 2019). No seu conjunto, o valor exportado de pequenos frutos representou mais de 200 milhões de euros.
Nesta sexta edição, o colóquio contará com um painel de oradores nacionais e estrangeiros de reconhecido mérito, investigadores, técnicos, produtores e outros agentes.
Saiba tudo sobre o Colóquio e inscreva-se aqui.