Vinho do Porto Warre’s Vintage 2016 está entre os cem melhores do Mundo

Autor do artigo: Agricultura e Mar

O  vinho Porto Vintage 2016 da Warre´s ficou cotado em 14.º lugar na lista dos melhores 100 vinhos do Mundo da influente revista norte-americana Wine Spectator.

Produzido pela Symington Family Estates, empresa familiar que produz vinhos na Região Demarcada do Douro desde o século XIX, o Warre’s Porto Vintage 2016 é o vinho português mais bem classificado no TOP 100 de 2018 da publicação.

O vinho foi produzido nos lagares da Quinta da Cavadinha, localizada no vale do Pinhão, com base numa elevada proporção de vinhas velhas com mistura de castas (49%). As uvas são provenientes da Quinta da Cavadinha, da Quinta do Retiro, localizada no vale do Rio Torto, e da Quinta da Telhada no Douro Superior.

Produzidas mais de quatro mil caixas

Foram produzidas mais de quatro mil caixas deste vinho, com grande parte do stock a ser vendido “en-primeur”, logo após a declaração Vintage, em Abril deste ano, na sua maioria para garrafeiras particulares.

“Para mim é uma enorme satisfação que o elegante e aromático Warre´s 2016 seja reconhecido desta forma. As uvas das melhores vinhas da Warre´s foram colhidas mais tarde, mas mantiveram uma boa acidez e permitiram-nos criar este vinho maravilhosamente equilibrado”, afirma Charles Symington, o enólogo da família.

E sublinha o enólogo que “este é um posicionamento impressionante entre vinhos oriundos das mais famosas regiões vitícolas do mundo. Não só demonstra que há forte interesse nos Portos Vintage, como confirma o Douro como uma das grandes regiões vinhateiras do Mundo”.

98 pontos para cinco vinhos do Porto Vintage de 2016

Recorde-se que a Wine Spectactor atribuiu recentemente 98 pontos (numa escala de 0 a 100) a cinco vinhos do Porto Vintage de 2016 produzidos pela família Symington, naquela que foi a primeira vez que a publicação deu tal pontuação a cinco vinhos de uma só empresa, numa só ocasião.

O Warre’s foi um dos vinhos a obter os 98 pontos, a par do Graham’s Stone Terraces, Dow’s, Graham’s e Quinta do Vesuvio Capela. O vinho tem ainda sido distinguido nacional e internacionalmente com pontuações elevadas, em publicações como Grandes Escolhas (18,5 pontos em 20), Revista de Vinhos (18 em 20 pontos), Decanter (98 pontos) ou Wine Enthusiast (96 pontos).

A dona da Graham’s

A Symington Family Estates é uma empresa de propriedade e gestão familiar. Detém a Graham’s, uma das 10 marcas de vinho mais admiradas no Mundo, segundo a revista Drinks International, bem como as marcas Dow’s, Cockburn’s e Warre’s, e os vinhos DOC Douro: Quinta do Vesuvio, Quinta do Ataíde, Altano e P+S.

A família Symington está presente no Douro há cinco gerações — desde 1882 — mas, se seguirmos a linhagem da família através da bisavó da actual geração, a ligação dos Symington aos vinhos do Douro recua no tempo 14 gerações, transportando-nos até meados do século XVII e aos próprios primórdios da história do vinho do Porto.

É, actualmente, a maior proprietária de quintas na região do Douro e um dos principais produtores de vinho do Porto de qualidade superior, as chamadas categorias especiais.

Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.

 

Deixe um comentário

Artigo Anterior

Aprovados projetos de regadio agrícola no valor de 278 milhões de euros

Próximo artigo

Investigação aposta na folha de mirtilo para tratamento da esclerose múltipla

Latest from Artigos