Quinta-feira, Abril 18, 2024

Webinar Syngenta – da origem do milho, há 6.000 anos, ao desafio atual do controlo das infestantes

Vídeo do webinar:

Lisboa, 12 de Março 2021. A Syngenta realizou, dia 9 de Março, um webinar sobre a cultura do milho que reuniu cerca de 115 participantes.

Como curiosidade ficámos a saber que a origem do milho remonta há cerca de 6.000 anos, quando agricultores da América Central fizeram o primeiro processo de seleção artificial, criando o milho a partir do Teosinte, uma gramínea que pouco se assemelha à cultura atual. O Teosinte tinha apenas 5 a 6 cm de comprimento com 12 grãos duros vs. mais de 500 grãos macios do milho atual.

Este foi o mote para introduzir o tema das infestantes, que afetam o crescimento e a orientação das folhas de milho, competindo com a cultura por luz, espaço, água e nutrientes. As infestantes de folha larga são as mais competitivas, originando perdas superiores, explicou Gilberto Lopes, Field Expert da Syngenta.

Na sua apresentação centrou-se no portfólio de herbicidas Syngenta, com destaque para os novos Camix e Callisto Plus, duas ferramentas que visam ajudar os produtores de milho a proteger a cultura da concorrência das infestantes, assegurando o melhor rendimento.

Tiago Silva Pinto, secretário-geral da ANPROMIS, deu nota de que a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, propôs à Comissão Europeia a introdução de ajudas ligas à produção de cereais, pagas por área produzida, que podem vir a ser uma realidade na campanha de 2022. «É um sinal político muito relevante e consubstancia a vontade do Governo em apoiar os cereais», afirmou.

Sobre a Syngenta  

A Syngenta é uma das empresas líderes no setor agrícola. A nossa ambição é contribuir para a segurança alimentar mundial, ao mesmo tempo que cuidamos do planeta. A nossa proposta de valor é melhorar a sustentabilidade, a qualidade e a segurança da agricultura, através de investigação de ponta e de soluções inovadoras para as culturas agrícolas. Com 28.000 funcionários em mais de 90 países, trabalhamos para transformar a forma de produzir plantas. Através das nossas parcerias, colaboradores e do Good Growth Plan assumimos um compromisso com a melhoria da produtividade das culturas agrícolas, a recuperação dos solos em degradação, o incremento da biodiversidade e a revitalização das comunidades rurais.  

Para obter mais informações visite: www.syngenta.pt

Siga-nos nas Redes Sociais:

Youtube https://www.youtube.com/user/SyngentaPT/videos

Facebook:https://www.facebook.com/pg/SyngentaPTG

Twitter: https://twitter.com/syngentaPT

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos