Hit enter after type your search item

5 dicas para economizar água no jardim

/
/
/
img

Contrariamente a muitas das ideias concebidas pelos apaixonados por jardinagem e espaços verdes, ter um jardim ou qualquer outra zona verde na sua casa não quer dizer que terá de gastar muita água para que tal aconteça.  Tal acontece porque, caso os jardins sejam cuidados de forma adequada, as plantas que nele residem contribuem para incrementar a humidade natural no ambiente em que estão inseridas.Por essa razão, apresentamos hoje 5 dicas para economizar água no jardim, fundamentais para garantir o seu equilíbrio e minimizar gastos com água.

dicas para economizar água no jardim
Uma das dicas para economizar água no seu jardim é prestar atenção às suas necessidade de rega reais.  Uma das dicas mais eficazes é fazer um teste  do dedo na terra para observar se esta está seca e precisa de água. Caso a terra estiver húmida, a rega não será algo urgente pelo que não necessita de a fazer imediatamente. Fonte da imagem:Delas – iG

Dicas para economizar água no jardim: aprenda a poupar água

1 . Regue de forma inteligente

Tente regar à noite! Esta é um dica muito inteligente pois se o fizer irá reduzir as perdas de água por evaporação, possibilitando que as plantas restabeleçam as suas necessidades hídricas para manterem o seu pleno funcionamento. Reduza o número de vezes que rega o seu jardim por semana (duas vezes são suficientes). Se rega mais do que duas vezes por semana, tente reduzir gradativamente a frequência destas regas uma vez que se tal acontecer, estará a “obrigar” as plantas a criarem raízes mais profundas, fazendo com que estas sejam mais independentes e eficientes. Por outro lado, evite regar quando à previsão de chuva iminente pois estará a regar em vão, desperdiçando recursos.

 

dicas para economizar água no seu jardim
Durante os meses mais quentes, deve ter em  em conta que a água evapora muito mais rapidamente e facilmente pelo que tem de ter uma atenção redobrada para não deixar que as plantas desidratem. Para tal uma das dicas para economizar água no jardim que posso dar é evitar regar nas horas mais quentes, . Se evitar regar nas horas de maior calor, diminuirá a quantidade de água que se perde com a evaporação, chegando mais facilmente às raízes onde é realmente necessária. Opte pelo ínico da noite ou logo pela manhã para regar as suas plantas uma vez que nessas horas onde as temperaturas são mais baixas,  as plantas necessitam de menos água para sobreviver permanecendo com a humidade certa por mais tempo, evitando regas desnecessárias. Se quiser ter uma economia de água ainda maior, opte por sistemas de rega gota‐a‐gota que economizam muita água e utilize casca de pinheiro para impedir  a evaporação. As cascas de pinheiro podem ser também muito vantajosas pois ajudam a prevenir o crescimento de plantas infestantes.Não se esqueça  que a água é um recurso não‐renovável e que por essa razão  devemos ser responsáveis pela sua utilização o mais sustentável possível. Fonte da imagem: Um jardim para cuidar

2 . Tenha as espécies mais adequadas ao seu tipo de jardim

Uma das melhores dicas para economizar água no jardim que lhe posso dar é escolher as espécies nativas e adaptadas ao clima da sua região bem como saber quais as plantas adequadas  e o seu lugar no jardim.

Se o fizer pode estar descansada(o) uma vez que estas vão se adaptar perfeitamente ao clima e chuvas que possam surgir, não necessitando de regas adicionais.

dicas para economizar água no jardim

 Tente escolher na maioria dos casos plantas oriundas de regiões áridas, como as suculentas e cactos uma vez que essas plantas tem estruturas e maneiras especializadas na economia de água e necessitam de pouca água para se manterem com as suas capacidades em pleno.

3 . Capte água da chuva, uma das dicas para economizar água no jardim

Uma dica maravilhosa para economizar no jardim ou horta é captar água da chuva. Pode fazer este processo através de um balde por exemplo, sob uma calha ou qualquer outro sistema de drenagem para capturar e armazenar água da chuva.

dicas para economizar água no jardim
A captação e armazenamento de água da chuva é uma prática muito importante e eficaz se quer economizar água. Além de ajudar a proteger o planeta, irá consequentemente poupar nas suas faturas de consumo de água,  uma vez que  preços por metro cúbico são cada vez mais altos.

4 . Plante árvores

Sim, leu correctamente. As árvores são responsáveis por  fazer sombra no jardim e em outros espaços verdes, reduzindo a dessa maneira a  temperatura. Quando o seu estabelecimento foi  bem feito, praticamente não precisam de serem regadas sendo capazes de encontrar a água de que necessitam na profundidade do solo. A água obtida pela  transformação das árvores faz então parte da humidade ambiental que acaba por  favorecer a formação das nuvens de chuva.

dicas como economizar água no jardim
As árvores para além de criarem sombra são importantes para economizar água no seu jardim.

5 . Utilize cobertura “morta” no seu jardim

Uma das dicas para economizar água no jardim é utilizar cobertura morta tal como palha, folhas secas, serradura grossa, entre outras. Ao fazer isto está a minimizar as  perdas de água pelo solo, cobrindo os espaços entre as plantas. Esta cobertura que pode ser de vários tipos,  decompõem-se nutrindo as plantas do seu jardim, evitando o aparecimento de plantas infestantes  e reduzindo drasticamente a evaporação da água.

dicas para economizar água no jardim
Exemplo de cobertura morta para o seu jardim. Esta  cobertura deve ser aplicada a uma pequena distância do caule das plantas e não deve ser colocada  em locais onde a terra seja muito húmida. É muito importante também que não exagere na quantidade de cobertura aplicada. O ideal é criar uma camada sobre a terra que não atrapalhe a passagem da água resultante da rega por exemplo. Se isso acontecer remova a camada de cobertura e aplique uma nova.Fonte da imagem: Pixabay

1 Comments

  1. No caso da rega a relvados não convém regar à noite.
    O terreno está quente quando a planta entra em pausa noturna e a água fica retida até o dia nascer.
    Calor e humidade nessa altura Pode provocar doenças fungicas ou cancros do colo

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :