img

Plantação de mirtilos: tudo o que tem de saber para começar

/
/
/

Plantação de mirtilos: como posso começar a produzir?

O Mirtilo tem vindo a ganhar cada vez mais apreciadores ao longo dos tempos, quer pelo seu sabor quem pelas suas propriedades. As suas bagas são ricas em substâncias antioxidantes, e por essa razão, ajudam a retardar o envelhecimento. Para além destes benefícios para a saúde enunciados, estudos comprovam que este fruto  possui bastante eficácia na  prevenção de doenças degenerativas,  no tratamento problemas  de visão, problemas linfáticos e inflamatórios,  assim como no fortalecimento dos vasos capilares.  A plantação de mirtilos tem aumentado ao longo dos tempos e se está interessado(a) em saber como produzir este fruto, continue a ler este artigo.

plantação de mirtilos como começar

Informações-chave sobre a plantação de mirtilos

Características da planta: com a forma de um arbustos, possui  flores brancas ou cor-de-rosa no inverno e pode atingir 1,5 a 3 metros de altura. É  um arbusto resistente que se adapta bem a climas temperados e que faz parte da mesma família das azáles.

Luz solar: escolha um local com boa luminosidade solar directa;

Ventos: escolha um local protegido dos ventos fortes antes de iniciar a plantação de mirtilos;

Drenagem: evite fazer a plantação de mirtilos em  áreas baixas e mal  drenadas .

Temperaturas: evite plantar o seu arbusto em locais  propensos à ocorrência de geadas precoces.

Solos: se possível, faça a plantação dos mirtilos num  solo arenoso, com uma boa drenagem e rico em matéria orgânica.  Evite ao máximo solos argilosos e elimine todas as plantas infestantes antes de iniciar a plantação de mirtilos.

pH: teste o pH do seu solo antes de fazer a preparação do mesmo. Os  mirtilos exigem um solo ácido (pH entre 4,5 e 5,5) para que o seu crescimento e desenvolvimento seja garantido.

plantação de mirtilos

Plantação de mirtilos: como, quando e onde

A plantação de mirtilos pode ser feita:

  1. no início do Inverno, em  regiões de clima temperado;
  2. na Primavera, em  regiões de Invernos rigorosos;

Para garantir melhores resultados, opte por adquirir plantas de mirtilos em vaso nos viveiros  uma vez que têm maiores garantias de qualidade.

Como fazer a plantação de mirtilos

  • Em caso de transplante para o solo, adopte um espaçamento entre plantas de 1 a 1,5m e entre linhas de 2 a 2,5m. Depois deste primeiro passo, faça uma cova com o dobro do diâmetro da raiz da sua planta de mirtilo.  Coloque as plantas a uma maior profundidade do que quando estavam no vaso e complete a cova com uma mistura de terra e composto. Não deve usar qualquer  fertilizante durante a etapa da  plantação e após terminada esta tarefa, faça uma boa rega das plantas.
  • Garanta que não existem quaisquer galhos mortos, frágeis, ou partidos e caso existam, elimine-os.

Caso pretenda,coloque  uma camada de palha  ao redor da planta de forma  a conservar  a humidade do solo e a reduzir as variações de temperatura. Esta técnica também é muito útil para controlar o crescimento de plantas infestantes.

Pode considerar uma outra alternativa à palha pode  ser as cascas de pinheiro.

plantação de mirtilos

Plantação de mirtilos: como e quando fertilizar

 Deve aplicar o fertilizante para os seus mirtilos pelo menos 1 vez, especialmente  início da primavera. Se quiser obter melhores resultados, aplique metade do fertilizante no início da Primavera e a outra metade até 1mês e meio depois.

Tenha em atenção que as plantas de mirtilo não necessitam de grandes quantidades de fertilizante e por essa razão, evite aplicá-lo em demasiado. Se tal acontecer, as suas plantas de mirtilo podem crescer de forma precoce e a planta tornar-se-à menos resistente.

A rega das plantas de mirtilo: um passo muito importante

 A rega é uma etapa muito importante mas deve ser feita com muito cuidado. As plantas de mirtilos devem ser regadas de forma regular  durante todo o seu período de crescimento. Deve fazer regas frequentes mais não muito abundantes para evitar o apodrecimento das raízes. Em muitos casos, a  água da chuva é ideal e suficiente. Pode também adoptar o sistema de rega gota-a-gota, colocando 2 emissores por vaso, um de cada lado da planta.

Quando é que o meu arbusto vai começar a frutificar?

Esta é uma informação que deve ter em consideração para não se desiludir.  Tenha em atenção que os mirtilos que são plantados recentemente não devem frutificar nos dois primeiros anos após a plantação dos mirtilos. Durante esta fase é fundamental que a planta desenvolva bem as suas raízes e cresça bem vegetativamente, sendo importante que elimine todas as flores da planta na Primavera.

Após o terceiro ano deixe somente algumas flores nas plantas de forma a  produzir uma pequena quantidade de frutos. Depois do quarto ou quinto ano,  a planta deve desenvolver uma produção completa.

plantação de mirtilos

Quando podar os meus arbustos?

Deve  podar os seus arbustos todos os anos de forma a que este produza mais frutos e com boa  qualidade.  A melhor altura para podar as suas plantas é quando estas estão totalmente inactivas, essencialmente no  final do Inverno ou no início da Primavera.

Nos primeiros anos  a poda não é tão específica quanto nos anos seguintes. Nos dois primeiros anos, remover  os galhos mortos ou fracos é suficiente. Após este período e a partir do terceiro ano após a plantação, esta operação cultural deve ser feita de forma distinta, principalmente após os seis anos.

Ramos com mais de seis anos devem ser podados (estes são geralmente os mais grossos, de cor cinzenta) pois tendem a ser menos produtivos. Esta etapa é fundamental para garantir que os ramos mais jovens se desenvolvam correctamente.

O corte dos ramos mais antigos  deve ser feito ao  nível do solo, excepto se os ramos mais recentes sejam escassos.

Aproveite a poda para eliminar também todos os ramos mais fracos e pequenos.

Mirtilos, Verão, Frutas, Saudável, Frescos, Doces

Pragas e doenças nos mirtilos: como resolver

Felizmente os mirtilos não têm ainda muitos problemas de pragas e doenças.  O melhor conselho que pode dar para evitar estes problemas é a prevenção: conhecer as possíveis pragas que os poderão atacar, os seus ciclos de vida, e os danos que causam é fundamental.

Deve garantir que as suas plantas não tenham plantas infestantes, pois, além de competirem por  nutrientes e água, podem também “esconder” pragas de insectos e doenças.

Pelo conhecimento que tenho, um dos principais problemas desta cultura é o ataque dos pássaros. Para minimizar os prejuízos, cubra os arbustos com uma rede anti-pássaro para um controlo eficaz.

Quando colher?

A melhor época para colher os mirtilos é entre meados de Abril e inícios de Setembro, dependendo como é óbvio da altitude, região e das variedades que escolher para plantar. Deve retire os frutos somente quando estes estão totalmente maduros, quando  ficarem azuis.

1 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar