Agora que a Primavera chegou e as temperaturas são mais agradáveis, chegou o momento ideal para “arregaçar” as mangas e criar o seu jardim de verão.

Nos meses mais quentes, ter um jardim exterior repleto de flores bonitas e vistosas pode conferir-lhe a si e ao ambiente a alegria e harmonia que necessita nestes dias mais atribulados.  Conheça neste artigo, 5 exemplos de plantas com flor para plantar no seu jardim e que darão ao seu verão muito mais cor.

Uma imagem com pessoa, pequeno, criança, exterior

Descrição gerada automaticamente

1.Dálias

As dálias possuem flores singelas que florescem desde os fins de julho até ao final do Outono.  Tenha em atenção que as dálias não são muito exigentes no que diz respeito às condições edáficas, desenvolvendo-se bem em qualquer solo, desde que este não seja demasiado ácido nem demasiado básico.

A situação ideal é que cultive as suas dálias em solos ricos em matéria orgânica e com um pH ligeiramente ácido. Para garantir estas condições, pode optar por plantar as suas dálias num substrato adequado para o efeito como o SIRO Plant.

Existe uma diversidade enorme de dálias que poderá plantar no seu jardim exterior agora que se verifica um aumento da temperatura e que as restantes condições climáticas são mais favoráveis. Para aumentar o leque de cores do seu jardim, escolha diferentes variedades de dálias de forma a dar um toque colorido ao seu jardim.  Para a obtenção de flores de uma determinada cor específica, é preferível optar pela plantação de tubérculos. 

Tenha em atenção às dálias, (com a exceção das dálias que atingem alturas pequenas – anãs), necessitam de estacas. Por isso, abra um buraco no solo com cerca de 15/20 cm para cada planta e coloque neste um tutor de forma a apoiar o seu crescimento, até à profundidade de cerca de 35 cm. 

Dália, Dálias, Outono, Asteraceae, Flor Do Jardim

2.Zínias

As zínias são flores com cores muito vibrantes que darão um toque especial de cor ao seu jardim de verão. Pode optar por ter zínias de várias cores ou canteiro de uma cor só.

Antes de plantar zínias, deve saber também que este plantas com flor são das mais adequadas (caso o seu jardim seja “brindado”) a um clima quente e seco. A temperatura é um fator crítico para estas flores, dado que não toleram baixas temperaturas e mais especialmente, não suportam geadas.

Zínia, Red, Flor, Folha, Natureza, Jardim, Macro

A humidade em excesso pode ser um problema para as zínias pois cria o ambiente propício para o aparecimento de doenças. Garanta que o seu jardim exterior receba algumas horas de luz solar direta por dia para assim garantir que as suas zínias cresçam e se desenvolvam corretamente.  As zínias gostam de solos bem drenados, leves, férteis, com um bom teor em matéria orgânica com um pH entre 5,5 e 7,5 – SIRO Plant. A rega tem uma importância superior especialmente nas fases iniciais de desenvolvimento desta planta com flor.

3 . Girassóis

Os girassóis gostam de solos com tendência a serem argilosos/arenosos, frescos, leves, ricos em matéria orgânica e bem drenados. Adaptam-se melhor a solos com pH entre os 6,2 e 7 e a climas tropicais e temperados. As temperaturas mais apropriadas para o seu crescimento e desenvolvimentos variam entre 21 e 25ºC, não suportando temperaturas demasiado baixas (provocando uma paragem do seu desenvolvimento).  Os girassóis preferem dias longos e adoram estar expostos ao sol, seguindo-o.

Quanto à fertilização, pode fazer uma adubação com estrume bem decomposto ou utilize adubo verde. Visto que é uma cultura esgotante, pode acumular nitratos e por isso deve restringir ao máximo a sua aplicação no solo. Quanto à rega, irrigue com a frequência necessária de forma a que o solo se mantenha húmido, mas nunca encharcado.  A data de plantação/sementeira do girassol é por altura da Primavera (março-maio). Pode semeá-las em pequenos vasos ou diretamente no terreno através de pequenas covas/buracos (2-3 sementes).  Caso opte por semeá-las no solo, deve apenas fazê-lo depois de o solo estar mobilizado.

como semear girassóis

4. Hibiscos

Os hibiscos mantêm as suas flores coloridas durante todo o verão.  Com origem asiática, são arbustos resistentes (devendo apenas garantir temperaturas amenas na plantação), não necessitam de uma rega frequente, têm uma floração exuberante e um aroma agradável e irresistível. Podem ser utilizados em sebe, em maciços, vasos, floreiras, entre outros. Com esta planta, pode fazer o famoso chá de hibisco.

5. Rosas

Quem não gosta de rosas? Eu adoro, possivelmente por ter o mesmo nome 😊

Se quer plantar uma roseira, saiba que a época ideal para o fazer é: o período entre meados de março até meados/fim de abril.

Antes de plantar, certifique-se que escolhe um local arejado e com exposição solar suficiente, de preferência que receba por dia várias horas de exposição solar.

No entanto, evite sítios com extremos climáticos quer seja local muito quentes ou locais muito frios, para evitar o aparecimento de pragas ou doenças. Escolha um dia com temperaturas amenas, preferencialmente dias nublados para plantar as suas rosas favoritas.  No caso das roseiras, pode usar o SIRO Roseiras ou o SIRO Plant no momento da plantação..

Dica muito importante: escolha um substrato adequado para plantas com flor

Esta é uma das melhores dicas que posso dar pois dessa forma, vai garantir que fornece às suas plantas os nutrientes e requisitos iniciais que esta necessita.

Exemplo disso é o SIRO Plant.  O Siro Plant é um substrato universal de qualidade “SILVER” ideal para plantação e transplante de uma vasta gama de plantas, com a exceção de plantas que requerem pH ácido. É enriquecido com adubo de libertação controlada e lenta durante 9 meses. Os ácidos húmicos e fúlvicos naturais presentes no húmus promovem ótimas condições para o crescimento do sistema radicular das plantas.
Saiba mais sobre a composição deste substrato aqui.

Agora que já lhe dei alguns exemplos de plantas com flor ótimas para ter no seu jardim de Verão, quando vai começar a jardinar?

Depois conte-me tudo!

1 COMENTÁRIO

  1. tudo o que postou, esta com clareza . Informações a guardar para consulta no dia a dia. Obrigado pelo seu tempo e pelos conhecimentos tao uteis que transmite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here