A batata está presente em grande parte das receitas que pertencem à gastronomia portuguesa bem com em outras países do mundo. Presença assídua em sopas, acompanhamentos ou até mesmo em sobremesas, existem cada vez mais pessoas que a cultivam nos seus terrenos. Com origem americana, devido às suas características rapidamente se espalhou por todo o mundo. Saiba neste artigo quais as principais características da cultura da batata, onde e como plantar, principais cuidados e como colher.

Sabia que a cultura da batata pertence à família das solanáceas?

Sim, é verdade. A batata pretende à espécie Solanum tuberosum L. que pertence à família das solanáceas tais como outras culturas como a beringela, o pimento ou até a cultura do tomate.

Morfologicamente, é uma planta herbácea e é composta por caules, folhas, flores e frutos que não são comestíveis.

O seu caule subterrâneo ramifica-se, originando nas extremidades os tubérculos que são órgãos de reserva que consumimos e que todos conhecemos como batatas.

Que variedades de batata escolher?

Existem várias variedades.  A batata primor é de ciclo curto, produz tubérculos de pequena a média dimensão. É plantada em fins de março e colhida entre os meses de Maio e Junho.

A batata de conservação tem um ciclo mais longo e os seus tubérculos são de dimensões superiores quando comparados à batata primor. Dependendo da região onde vive, a batata de conservação é plantada de março a maio e pode ser colhida a partir de Julho.

A cor da polpa pode ser variada, oscilando entre o branco, amarelo e o roxo em situações mais excecionais. No que diz respeito à epiderme(pele) pode ser branca ou vermelha.

O seu uso culinário também deve ser levado em conta quando for escolher a variedade que pretende cultivar, dado que existem variedades de batatas mais adequadas para os mais diversos fins gastronómicos (ex:cozer, fritar, assar, etc).

Condições de cultivo da batata: o que deve saber

A cultura da batata gosta de temperaturas médias para garantir o crescimento e desenvolvimento adequado. O ideal para esta cultura são temperaturas entre os 14 e 20ºC.

A cultura da batata não gosta de extremos de temperatura, ou seja, frio ou calor em excesso.  Em situações de baixas temperaturas, os tubérculos podem não se desenvolver como esperado e ficarem pequenos. Se na sua zona ocorrem frequentemente geadas, poderá não ser boa ideia cultivar batata ou então aguarde até que as temperaturas subam.

Relativamente aos solos, a cultura da batata adapta-se na generalidade a todos os tipos de solos, mas “dá-se” especialmente bem em solos pouco compactos, leves e com um bom teor em matéria orgânica. A batateira gosta de solos ligeiramente ácido com um pH entre 5 e 6.

Antes de cultivar batata, é necessário garantir que faz uma boa preparação do terreno, mobilizando-o e revolvendo-o de forma a incorporar algum composto que tenha disponível para o efeito.

Pode instalar a cultura da batata em sulcos com alguma profundidade (até 20 cm), distanciando as linhas pelo menos 70 cm. O espaçamento entre tubérculos deve ser pelo menos 20 cm. Todos estes compassos de plantação variam como é óbvio conforme o calibre do tubérculo e as características do solo onde pretende instalar a cultura.

Cuidados que deve garantir na cultura da batata

É muito importante que vá controlando as infestantes que forem surgindo no terreno onde instalou a cultura da batata,

Quantas as plantas da batateira atingirem cerca de 25 cm, faça a amontoa recorrendo a um sacho ou utensílio semelhante, de forma a colocar alguma terra perto dos pés destas plantas. Com este comportamento, estarão favorecidos a formação de tubérculos e além disso, estarão protegidos de situações climáticas adversas como geadas ou excesso de humidade.

De facto, a amontoa é uma operação cultural muito importante. Além de facilitar a colheita da batata, evita que estas ganhem uma tonalidade verde (esverdiamento).

O aparecimento desta tonalidade nas batatas deve-se à produção de clorofila que resulta da exposição destas plantas ao sol. Além disso, nestas situações é também produzida solanina, um composto tóxico a evitar ao máximo.

Quanto à rega, garanta que fornece à cultura a água que ela precisa, mas cuidado com os excessos. O encharcamento da batata é muito prejudicial além de, deve evitar que os tubérculos fiquem a expostos à luz (a descoberto).

Qual a melhor altura para colher?

Se cultivar batata primor, saiba que deve colhê-la antes que esta complete a sua maturação, sendo a melhor altura para colher esta batata quando esta ainda está em floração.

No caso da batata de conservação, a melhor altura para colher é quando as plantas da batateira começam a ficar com as folhas amareladas. Em caso de dúvidas, faça uma pequena cova para averiguar o estado dos tubérculos e verifique se estes se soltam da terra com relativa facilidade.

Espero que tenham gostado destas dicas! Até ao próximo artigo 😊

2 COMENTÁRIOS

  1. deitei o sulfato ridomilde gold e ha 2 pulverizaçao passados 2 dias apareceram queimadas sera do sulfato obrigada

  2. Uma feliz noite Rosa, tenho uma coleção de plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais, não vendo plantas medicinais, trabalho para educar no uso correto das plantas, estive em Portugal a 2 meses e 5 dias atrás, sempre observado, moro no Brasil Estado de Santa Catarina no Bairro Lagoa Da Conceição e neste meu espaço que cultivo as plantas, vivemos de trocas de saberes e deveres gratidão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here