Chegamos à minha estação do ano favorita: o Outono. Apesar de muitos de vocês acharem que a Primavera e o Verão são as estações do ano com maior número de tarefas agrícolas a realizar, o Outono também exige dos horticultores e jardineiros muito do seu tempo e dedicação.

 Neste artigo, partilho convosco cinco das principais tarefas agrícolas que deve fazer agora nesta nova estação. Espero que vos seja útil 😊

Eliminar as flores secas e ramos secos/ doentes dos arbustos do seu jardim;

Com a chegada do Outono, é altura de cortar as flores secas e ramos secos/ doentes dos arbustos e plantas com flor com o principal objetivo de estimular a produção de novas flores de forma produtiva e saudável.

As podas nas espécies florais são realizadas com o principal objetivo de preparar a planta para a próxima floração, contribuindo através desta prática cultural para a melhoria de aspetos como a qualidade, quantidade e a sua estrutura.

Além disso, favorece a entrada de luz, estimula a formação de brotos, rejuvenesce as plantas, contribue para a diminuição dos problemas fitossanitários, entre outros aspetos.  O Outono é uma boa altura de fazer uma ligeira poda às suas flores, por isso, “mãos à obra”.

Fazer compostagem do material vegetal que sobra;

O principal objetivo do processo da compostagem é a transformação do material orgânico através da ação dos microrganismos do solo, para garantir assim as condições necessárias para incorporar o resultado deste processo no solo, através da sua mistura.

Para além disso, outra função da compostagem é destruir a viabillidade de sementes de plantas infestantes e os microrganismos com características patogénicas.  Pode compostar materiais vegetais frescos e verdes (mais ricos em azoto) e materiais ricos em carbono, normalmente de cor castanha onde a ausência de clorofila é mais proeminente.

Alguns exemplos de materiais que podem ser compostados: folhas verdes, restos de podas, restos de hortícolas e frutas, relva, casca de árvores, aparas de madeira, serrim, folhas e agulhas das árvores, palhas, entre outros.

Plantar árvores ou arbustos de raiz nua ou em torrão

A melhor altura para plantar uma árvore de fruto é no final do Outono.

 Nos locais onde o Inverno chegar mais cedo, convém plantá-la no mês de outubro.  Já em regiões mais temperadas, poderá plantar em novembro.

Como é natural, também é possível plantá-la na Primavera. A planta deve criar bastantes raízes antes de começar a despontar. Se comprar uma árvore pequena em vaso, que já tem as suas raízes, o transplante para o local definitivo não será nada problemático. Nessa altura, é possível uma plantação mais tardia. O uso do substrato no momento da plantação irá favorecer o sucesso dessa prática, exemplo, SIRO Plant.

No momento da compra, escolha fruteiras com 1 a 3 anos de idade, consoante a espécie, e garanta que estas não possuam vestígios de pragas ou doenças.

Fazer uma boa preparação do solo antes das sementeiras da estação

A preparação do solo para cultivar os seus hortícolas e legumes da estação implica em primeiro lugar criar um ambiente para uma sementeira ou plantação bem-sucedida.

Tenha em atenção que ter um solo com uma qualidade adequada para este tipo de operações é um processo demorado e, portanto, tem de ter paciência e não pode exigir resultados muito imediatos.

Para uma boa preparação do solo garanta que: (1) faz uma mobilização superficial do solo,

(2) elimina plantas infestantes, pedras ou qualquer outro tipo de “entulho” que estiver no mesmo e que comprometa o desenvolvimento das culturas,  (3) incorpore um fertilizante orgânico(ex: SIRO Agro 5)  e (4) deixe o solo cultivado descansar por alguns dias antes de plantar.

O Siro Agro 5 é um corretivo orgânico composto sob a forma de pellet, eficaz para melhorar as características físicas, químicas e biológicas dos solos, facilitando às plantas um bom desenvolvimento e produtividade. É um produto especialmente recomendado para fertilizações de hortícolas, pomares, vinha e jardinagem.

Este fertilizante pode ser usado várias vezes por ano conforme as necessidades das culturas. Por ser em pellet com uma granulometria de 6mm, permite uma distribuição de forma fácil e uniforme, podendo ser aplicado com distribuidores automáticos.

Após distribuição, é necessário incorporar o fertilizante no solo, com uma ligeira gradagem e regar. É composto por 85% de estrume maturado de cavalo e 15% de Siro Agro 1 (Húmus de casca de pinho – certificado pela RAL).

Saiba mais sobre o Siro Agro 5 aqui.

Plantar e semear os cultivos desta época

Cada estação do ano tem os seus cultivos. As temperaturas mais amenas e o aparecimento das chuvas promovem o crescimento e desenvolvimento dos hortícolas e flores deste período.

No Outono semeie agrião, cenoura, chicória, feijão, nabo, rabanete, repolho, salsa, acelgas, alface, entre outras culturas. É altura do alho, couve temporã e tremoço.

No jardim, esta é a altura ideal de plantar bolbos de jacintos, tulipas e narcisos e de semear amores-perfeitos, begónias, cravos, margaridas, malmequeres, miosótis e papoilas.

Prontos para fazer estas tarefas agrícolas? Espero que este artigo vos tenha sido útil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here