Há cada vez mais uma procura por soluções naturais para controlar pragas na sua horta. Neste artigo, vou partilhar consigo 9 plantas repelentes de pragas que deve conhecer e usar próximo das suas culturas.
Conheça algumas plantas repelentes
1- Citronela
Começamos esta lista com a citronela, um dos melhores exemplos de plantas repelentes. Esta planta medicinal acaba por representar um dos repelentes naturais mais poderosos. Pertence à família Poaceae e destaca-se pela grande quantidade de constituintes químicos importantes na sua composição. As espécies desta planta são perenes, possuem um crescimento ereto e podem atingir até um metro de altura. Apresentam folhas bastante longas e um cheiro muito característico.
Pode plantá-la na horta ou no jardim pois vai ajudá-lo a afastar insetos como moscas, mosquitos e formigas. Se possível, plante-as num local na direção do vento de forma a disseminar o seu cheiro e aumentar a eficácia.
Além de usá-la junto aos seus cultivos pode também usá-la sobre a forma de infusão. Coloque as folhas de citronela num recipiente e junte água, deixando repousar ( 6 folhas de citronela para meio metro de altura). Por ter um cheiro agradável pode passar este líquido no corpo especialmente nas alturas de maior calor, afastando moscas e mosquitos. Pode usá-la também como ” produto de limpeza” para limpar o chão e janelas.
2- Lavanda
A lavanda caracteriza-se por ser planta com um aroma excecional responsável pro emitir um aroma quer a partir das suas flores quer a partir das suas folhas. As suas flores apresentam colorações azul-lilás e desenvolve-se sob a forma de espiga ao longo de um caule fino e longo. A lavanda ajuda a repelir traças, pulgas, moscas e mosquitos. Há quem espalha saquinho de alfazema espalhados pela casa para disseminar o seu incrível aroma.
Nas produções agrícola, pode usar lavanda em consociação na sua horta ou como biopesticida. A lavanda acaba por atrai polinizadores tais como abelhas, zangões e borboletas.
3- Manjericão
O manjericão é também conhecido como Basílico ou Alfavaca (Ocimum basilicum). Caracteriza-se por ser uma planta perene com origem africana e asiática que pode atingir cerca de 1 metro de altura. O manjericão caracteriza-se por ter um aroma muito característica e um sabor forte. Para incentivar o crescimento vegetativo desta planta pode remover algumas flores (especialmente as que aparecem em primeiro lugar).
O manjericão quando plantado na horta funciona com um dos melhores exemplos de plantas repelentes dado que ajuda a afastar moscas e mosquitos.
4- Salsa
A salsa, Petroselinum sativum, é originária da Europa. Esta erva aromática é muito utilizada nos pratos culinários e por essa razão é muito fácil encontrá-la nos supermercados. No entanto, melhor mesmo é cultivá-la na sua horta.
Se acha que o seu cultivo é complicado, desengane-se. Pode semear em local definitivo ou em vaso desde que garanta boa iluminação solar e evite regar em excesso. Esta cultura não gosto de geadas e nestes casos pode não resistir. Quanto ao tipo de solos, a salsa gosta de solos com textura areno-argilosa, ricos em matéria orgânica, com uma boa drenagem e com um pH ligeiramente ácido.
Além de ser de fácil cultivo, a salsa acaba por ser um excelente repelente de pragas da sua horta.
A salsa repele alguns escaravelhos e a praga da mosca da cenoura. Por essa razão, no momento da sementeira, misture algumas sementes de salsa com sementes de cenoura.
5- Trovisco
O trovisco é uma planta muito usada pelos mais antigos para afastar as toupeiras, cujo nome científico é Daphne laureola. Por libertar um odor desagradável, acaba por afastar esta praga com alguma facilidade. Existem outras plantas igualmente com o mesmo efeito, como por exemplo o tártago (Euphorbia lathyris) ou a coroa imperial.
6- Tagete ou cravo túnico
O cravo túnico também conhecido por tagetes é uma planta anual com uma floração exuberante bastante característica. Na horta, acaba por marcar presença muito frequente tanto como decoração como também como uma excelente protetora das plantas vizinhas na horta contra pragas, por exemplo. Este cravo ajuda a afastar nemátodos, repele pulgões, mosca branca, ácaros e algumas lagartas. Esta planta é cultivada especialmente intercalada com outras culturas como feijoeiro, pimenteiro e tomateiro.
7- Crisântemo
Os crisântemos são exemplos de flores muito bonitas que também podem funcionar perfeitamente como plantas repelentes de pragas. Por possuir na sua composição uma substância chamada piretrina (inseticida natural), esta planta acaba por contribuir para repelir mosquitos, baratas, besouros e moscas. Esta substância acaba por funcionar como um “veneno”, sucumbindo pragas de insetos lentamente.
8- Erva doce
A erva-doce é também conhecida como anis-verde, anis ou pimpinela-branca. Caracteriza-se por ser uma planta medicinal da família Apiaceae que atinge cerca de 50 cm de altura. As suas folhas são fendadas, possuem flores brancas e os seus frutos secos possuem um aroma e sabor intenso. A erva doce é também um bom exemplo de plantas repelentes de pragas dado que ajuda a repelir pragas de pulgões, lesmas e caracóis. Na horta, plante erva doce na bordadura.
9-Hortelã
A hortelã é provavelmente uma das ervas aromáticas mais conhecidas e possui um sabor e aroma que até os mais leigos na cozinha conseguem identificar. É uma erva perene e possui folhas semelhantes a feltro que podem ser usadas nas mais diversas utilidades culinárias. Existem várias espécies de hortelã devido aos inúmeros cruzamentos e híbridos, e por essa razão, pode ser mais difícil saber qual espécie escolher. A hortelã repele leptidópteros, como as traças, formigas e ratos. É uma boa opção para usar na bordadura da sua horta. Atrai insetos benéficos como abelhas, zangões e borboletas.
Hortelã: saiba como cultivar, cuidar e quando deve colher
Quais as plantas repelentes desta lista que já tem na sua horta? 🙂