img

Como semear cenouras na sua horta: como começar

/
/
/

Características principais da cultura da cenoura

Hoje venho falar-vos sobre a cultura da cenoura. Há quem diga que faz os olhos bonitos, talvez seja só um mito.  Para quem tem alguma disponibilidade de espaço, a cenoura costuma a ser das culturas com mais interesse por parte dos agricultores familiares e por essa razão, está presente em quase todas as hortinhas. Se é um agricultor e “primeira viagem”, hoje vai aprender como semear cenouras de forma fácil e quase intuitiva com este artigo.

como semear cenouras

A cultura da cenoura: algumas características essenciais que deve ter em conta

A cenoura, cujo nome científico é  Daucus carota ssp. sativus pertence à família botânica das Apiáceas, à qual pertencem também outras culturas como a salsa e os coentros.  Originária do continente asiático, é um hortícola muito rico em fibra, viraminas, antioxidantes, entre outros.

Esta cultura é considerada bienal, porém é cultivada como anual uma vez que é no primeiro ano que ocorre a acumulação de reservas na raiz.  Possuem diversas cores, sendo a mais usual a laranja!

Como semear cenouras

Para garantir um boa produtividade, deve garantir algumas condições boas de cultivo, entre elas: temperatura, pH, tipo de solo, entre outros.

Quanto à temperatura, esta cultura necessita de temperaturas óptimas que variam de 15 a 21ºC.  A temperatura é um factor crítico, uma vez que a sua variação pode afectar o desenvolvimento da cultura. Temperaturas altas podem originar raízes mais curtas e “grossas” enquanto que temperaturas mais baixas favorecem a formação de raízes curtas e finas.

Quanto ao tipo de solo, as cenouras gostas de solos profundos, leves, bem drenados e com um pH no intervalo de 6 a 6,8. Se tiver um terreno pesado e argiloso, evite ao máximo semear neste uma vez que poderá provocar a deformação das raízes.

Cenoura, Cenouras, Produzir, Alimentos, Vegetais

De preferência, escolha um solo  ligeiramente arenoso, regue com alguma frequência  e a semeie  preferencialmente na fase de lua quarto minguante.

Normalmente, o ciclo cultural dura até 13o dias, sensivelmente.

Quando semear cenouras?

A melhor época para semear cenouras compreende os meses de Dezembro a Junho, no Hemisfério Norte.  Os principais utensílios de jardinagem que vai precisar para esta operação são: enxada, estrume( incorporação), calcário, balde e regador, luvas.

Antes de semear, deve fazer uma boa preparação e mobilização do solo que escolheu para esta cultura, cavando o mais profundo possível, uma vez que as cenouras vão crescer bastante ao longo do tempo.

Depois disto, espalhe o estrume, seguidamente e o calcário sobre a zona da sementeira, e misture os dois componentes com a terra.  Depois aplane a terra,  misture as sementes com um pouco de terra dentro de um balde.

Seguidamente, e usando umas luvas, espalhe com a mão as sementes de cenoura (sementeira a lanço). Cubra as sementes com mais ou menos 1 a 2 cm de terra, e finalize com uma rega do terreno.

Após sensivelmente duas semanas, as sementes devem começar a germinar. Visto que o número de plantas por metro vai ser elevado, proceda à monda.

Elimine as plantas mais debilitadas e pequenas de forma a garantir que as maiores tenham espaço para crescerem e se desenvolverem.

Nota: As cenouras que eliminou nesta operação, podem ser consumidas estilo “baby”, que serão bastante saborosas.

Produtos Hortícolas, Colheita, Cultivo, Ação De Graças

Quando colher as cenouras?

Normalmente, após 130/140 dias as cenouras estão prontas a serem colhidas. Se observar a ocorrência de fendas no solo, poderá ser um bom sinal que está na altura de colher as suas culturas.

É importante ter em conta que, depois de atingirem o “ponto”, as cenouras podem manter-se por algum tempo no terreno. No entanto, deve ter em atenção que as raízes ficarão mais fibrosas e com um sabor mais desagradável.

Já sabe como semear cenouras depois de ler este artigo? Quando for semear, depois conte-me como correu 🙂

2 Comments

  1. Obrigada, minha querida, por tanto que me tem ensinado. É disto mesmo que o mundo rural precisa. Salvo raras exceções, a maioria dos “agricultores – amadores” tem muita necessidade de quem os oriente e ensine (falo por mim) Que Deus lhe dê as suas bênçãos.Beijinho grande.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar