Fonte: Netempregos
A Carnalentejana — Agrupamento de Produtores de Bovinos da Raça Alentejana foi galardoada com 10 medalhas de Ouro na categoria Carne de Bovino, no 9º Concurso Nacional de Carnes Tradicionais Portuguesas. Um evento organizado pelo CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas e a Qualifica/oriGIN Portugal.
O concurso tem como objectivo premiar, promover, valorizar e divulgar as carnes tradicionais portuguesas.
A Carnalentejana DOP, reconhecida pela União Europeia desde 1996, conquistou 10 medalhas de Ouro nos seguintes produtos:
Costeleta de Vaca Maturada
Lombo de Novilho
Vazia de Novilho
Lombo de Vitelão
Vazia de Vitelão
Carne Picada de Bovino 100% Carne fresca
Hambúrger de Bovino 100% Carne fresca
Carne Picada de Bovino Ultracongelada
Almôndegas de Bovino Ultracongeladas
Hambúrger de Bovino Ultracongelado
O Concurso Nacional de Carnes Tradicionais Portuguesas é aberto a todos os produtores de carnes de aves, de bovino, de caprino, de ovino e de suíno cujos nomes estejam reconhecidos como IG/IGP ou como DO/DOP ou se encontrem em processo de qualificação pela Qualifica/oriGIN Portugal.
Carnalentejana
A Carnalentejana — Agrupamento de Produtores de Bovinos da Raça Alentejana nasceu de grupo de produtores que entenderam que “deveriam ter um rendimento igual aos dos outros criadores e engordadores, embora não pretendessem enveredar pelo lucro fácil, engordando os animais com recurso a substâncias químicas”.
Foi assim criada a Carnalentejana S.A. por escritura pública de 1 de Junho de 1992, na qual participaram os 33 criadores de bovinos de raça alentejana pura, reunindo um capital de 118.150 euros. Tem hoje 129 produtores associados com explorações distribuídas por todo o Alentejo, embora com maior concentração no distrito de Portalegre.
Com um capital social de 700.000 euros, a que correspondem cerca de 9.500 vacas adultas de linha pura, é o maior agrupamento nacional de produtores em produção extensiva.
Esta sociedade anónima, com sede em Elvas (Zona Industrial, Sítio do Moinho de Vento) é reconhecida como Agrupamento de Produtores, e é detentora da marca Carnalentejana incluída na lista das Denominações de Origem Protegidas (DOP) a nível comunitário.