Terça-feira, Maio 21, 2024

A Terra está a ficar mais verde. E a China e a Índia são as principais responsáveis

Autora do artigo: Sara Sousa, Agroop

Segundo um novo estudo publicado pela NASA na revista científica Nature Sustainability, o planeta está mais verde – ou seja, tem mais área foliar – do que há 20 anos atrás. E os principais responsáveis são inesperados: nem mais nem menos do que a China e a Índia. Juntas, são responsáveis por um terço deste crescimento.

A descoberta baseia-se nos dados recolhidos por um instrumento da agência espacial norte-americana, o MODIS, que está a orbitar a Terra há quase 20 anos. Inicialmente, a NASA pensava que o aumento da área verde da Terra se devia ao clima mais quente e húmido e à fertilização derivada do dióxido de carbono na atmosfera, mas, agora, sabe-se que esses não são os únicos motivos.

“O efeito deriva sobretudo de programas ambiciosos de plantação de árvores na China e de agricultura intensiva em ambos os países,” disse a NASA. Mais concretamente, 42% da contribuição chinesa para o aumento de área verde vem de iniciativas de conservação e expansão florestal e 32% deve-se ao cultivo intensivo de culturas. Na Índia, 82% da contribuição vem da agricultura intensiva.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos