Autora do artigo: Sara Sousa, Agroop

Um novo estudo da Universidade da Califórnia concluiu que uma alimentação inteiramente biológica reduz drasticamente o nível de pesticidas no corpo.

Os investigadores estudaram 16 pessoas (adultos e crianças) em quatro cidades dos Estados Unidos. Inicialmente, foram recolhidas amostras de urina, em que se detetou a presença de 14 pesticidas diferentes, com um potencial de exposição a 40 pesticidas no total.

Durante seis dias, os sujeitos do estudo adotaram uma dieta 100% biológica. O resultado: uma queda de 60,5%dos níveis dos pesticidas no corpo.

Os pesticidas em que se observou maior redução foram a clotianidina – que geralmente é considerada segura para humanos, embora já se tenham levantado dúvidas -, o malatião – que vários estudos associaram a aumento do risco de cancro – e os clorpirifos, que já foram associados a aumento do risco do desenvolvimento de autismo.

Outros estudos já tinham chegado a conclusões semelhantes –  no entanto, estes são de pequena dimensão e é necessária mais investigação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here