Fonte: Agricultura e Mar
O EFMA — Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva conta com alguns projectos de experimentação de novas culturas, estando previsto o desenvolvimento de alguns deles, informa a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, no seu Anuário Agrícola de Alqueva de 2023.
Em 2023, foram registados projectos envolvendo espécies como bambu (15 hectares inscritos), para a produção de cana para paletes, pistacho (14 hectares inscritos), cânhamo e algodão na região.
“Embora estas culturas não tenham actualmente uma expressão significativa em termos de área cultivada, é importante notar que no futuro, com base em variedades adaptadas à região e com o conhecimento das melhores técnicas culturais, além da existência de canais de comercialização estabelecidos, poderão ganhar importância”, realça o Anuário Agrícola de Alqueva de 2023.
E adianta que “estes projectos novos, de culturas diversas demonstram a busca pela diversificação agrícola e a exploração das condições edafoclimáticas favoráveis da região do EFMA. À medida que estas culturas experimentais se desenvolvem e se tornam viáveis economicamente, podem contribuir para a expansão e diversificação do sector agrícola da região”.
Consulte o Anuário Agrícola de Alqueva de 2023 aqui.