A importânica de fazer uma análise ao solo
Se é produtor agrícola e procura o sucesso no maneio e gestão dos corretivos do solo e fertilizantes agrícolas utilizados no sistema de produção que escolheu para a sua exploração agrícola, deve levar em consideração vários fatores para maximizar os resultados finais nomeadamente: dose aplicada, época de aplicação, local de aplicação, tipo de corretivos e fertilizantes utilizado, etc. Verifica-se que a eficiência do uso de corretivos e fertilizantes está estreitamente ligada ás condições edáficas do solo, principalmente os seus “atributos” químicos que podem ser determinados através da realização de uma análise ao solo, que constituem uma das maneiras mais eficientes da avaliação da fertilidade do solo.
Uma análise ao solo constitui uma prática que ajuda a determinar a fertilidade do solo. Revela-se também como uma dos primeiros passos para o planeamento de um programa de um plano de fertilização correcto. O recurso à análise ao solo e a uma adequada aplicação de nutrientes origina mais facilmente produções mais elevadas e de qualidade. Se feita periodicamente, evita-se a ocorrência de desequilíbrios nutricionais, uma das condições fundamentais para a resistência de uma cultura a problemas fitossanitários como pragas e doençass. Adotar práticas agrícolas adequadas contribui largamente para reduzir a possibilidade de poluição do meio ambiente e aumentar a qualidade da produção.
Fonte da imagem:Dinheiro Rural
O solo revela-se a principal base da agricultura actual, exceto se considerarmos as culturas sem solo como: hidroponia (100% em água), semi-hidroponia (cultivo em substrato) e aeroponia ( onde existe aspersão periódica, sem solo e substrato). O solo revela-se fundamental para o bom desenvolvimento das culturas agrícolas uma vez que fornece os nutrientes que as plantas necessitam para o seu crescimento e desenvolvimento. Para que estes nutrientes estejam disponíveis facilmente, existem vários fatores que têm de ser controlados obrigatoriamente, entre eles destaco o pH (determina a taxa de assimilação dos nutrientes, entre outros).Por todas estas razçoes anteriormente enunciadas, o solo constitui uma parte fundamental do processo agrícola e tem de ser, além de bem cuidado, bem controlado para conseguir a maximização na produção. Fonte da imagem:APagri
Alguns dos parâmetros avaliados numa análise ao solo
- Azoto mineral e total
- Fósforo
- Magnésio (Mg)
- Enxofre (S)
- Cobre (Cu)
- Boro (B)
- Zinco (Zn)
- Molibdénio (Mo)
- Manganês (Mn)
- Condutividade elétrica
- Bases de troca catiónica
- entre outros…
Indicadores da fertilidade do solo
Os indicadores da fertilidade do solo podem ser divididos em: físicos, químicos e biológicos. Relativamente aos parâmetros químicos fornecidos através de de uma análise química do solo podemos salientar:
- Valor de pH;
- Concentrações de macro e micronutrientes;
- Concentrações de elementos potencialmente tóxicos.
O processo de determinação e obtenção dos indicadores da fertilidade do solo é compreendido através do processo de amostragem e envio da amostra do solo para o laboratório acreditado para esse fim. Neste local, são preparadas as amostras do solo e posteriormente feita a análise química do solo seguida da interpretação dos resultados obtidos e recomendação técnica da fertilização a aplicar no terreno consoante as necessidades. Este tipo de trabalhos é realizado por profissionais da área das Ciências Agrárias, como por exemplo engenheiros agrónomos entre outros profissionais.
Fonte da imagem:Blog Fertilidade de Solo
Erros de amostragem frequentes verificados nas análises químicas do solo
Mais de de 90% dos erros nos resultados das análises químicas do solo resultam de procedimentos errados de amostragem em campo sendo os restantes resultantes dos erros provenientes do laboratório de análise química do solo (perto de 20%).
Que procedimento devo adoptar no momento da recolha das amostras do solo com a finalidade de reduzir os erros resultantes deste processo?
1) Divisão da área agrícola em parcelas mais homogéneas e de menores dimensões sempre tendo em consideração:
- Tipos de vegetação semelhantes ou plano de rotação de culturas;
- Tipo, declividade e drenagem do solo;
- Áreas com maior rendimento das culturas, que podem apresentar solos mais férteis.
2) Amostragem do solo realizada após a colheita da safra de verão.
Esta é a época na qual se verifica uma condição do solo mais confiável e real após a exportação de nutrientes pela cultura colhida e por esse motivo, poderemos recomendar correcções e fertilizantes de maneira mais segura e correcta.
Dica: Faça a colheita de várias amostras simples de solo de pontos distintos do seu terreno, de preferencia selecione os pontos de amostragem através da localização em ziguezague.
Os erros nos resultados das análises químicas do solo obtidos no campo podem também ocorrer devido a aplicação de fertilizantes em doses inadequadas, época errada ou da forma errada.
A fonte e forma de aplicação dos fertilizantes (em sulco ou à superfície) de e fertilizantes caracterizados por uma solubilidade mais lenta no solo tendem a favorecer resultados errados na análise química do solo, principalmente quando é utilizada uma metodologia analítica errada.
Fonte da imagem: Escola Superior Agrária de Santarém
A análise química do solo pode reduzir os custos ao produtor?
Recorrendo a análises químicas do solo, que são normalmente baratas, o agricultor poderá aumentar o lucro final e a produtividade das culturas agrícolas devido ao uso racional e adequado de corretivos e fertilizantes. Assim, sabendo as concentrações de nutrientes no solo necessárias e adequadas às necessidades de cada cultura nomeadamente as concentrações ideais de nutrientes para as culturas, o agricultor tem autonomia de variar a dose de fertilizante ao longo do tempo reduzindo os custos de produção.
Dessa forma, é necessário que o produtor agrícola realize análises químicas ao solo anualmente para assim obter sucesso na aplicação de fertilizantes e correctivos do solo, nunca se esquecendo que deve escolher um laboratório para o efeito de ótima qualidade e referências.