O que faz um engenheiro agrónomo: principais áreas de atuação

Quais as áreas de atuação de um engenheiro agrónomo?

Ser engenheiro(a) agrónomo permite atuar em várias áreas de atuação e desempenhar vários desafios profissionais.   Um engenheiro agrónomo pode atuar em diversas vertentes dentro da área da agronomia. A inserção de um profissional desta área no mercado de trabalho compreende todas as etapas do setor produtivo. Desde a produção até a distribuição no mercado consumidor, daí ser considerada uma profissão muito versátil e abrangente.

Conheça algumas áreas de atuação de um engenheiro agrónomo

As áreas de  atuação no campo de um engenheiro agrónomo podem ser voltadas tanto para a  produção animal quanto a produção vegetal.

Na produção vegetal, este profissional pode atuar na drenagem e irrigação dos solos, microbiologia agrícola, fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos, processos culturais, mecanização agrícola e condições edáficas do solo, entre outras áreas.

engenheiro agronomo emprego
Grande parte dos engenheiros agrónomos dedicam a sua carreira profissional à produção vegetal, implementando técnicas que rentabilizem a sua produção sem nunca descurar a sustentabilidade do sector.

 

No que diz respeito à produção animal, o melhoramento genético e a nutrição animal podem ser consideradas as áreas de atuação mais comuns.

No entanto, nada impede que este profissional possa ter uma ampla atuação no local de trabalho,  desempenhando funções quer  na produção vegetal como  na produção animal ( numa quinta este profissional pode desempenhar funções nas duas áreas).

engenheiro agronomo o que faz
Um engenheiro agrónomo desempenha muitas vezes funções tanto na área vegetal como animail. Muitas vezes este tipo de profissionais são também chamados de engenheiros agropecuários e desenpenham funções por exemplo na gestão de quintas e/ou herdades voltadas para a parte agrícola.

Ser engenheiro agrónomo: características essenciais

Se tem como objectivo exercer esta profissão,  é necessário que goste de trabalhar com  números e fazer cálculos, ter a curiosidade “aguçada”, gostar de atividades ao ar livre bem como de tecnologia ( a agricultura é cada vez mais tecnológica). Além disso,  um engenheiro agrónomo deve  ter disposição para enfrentar o trabalho de campo inclusive com condições meteorológicas adversas, uma vez que grande parte das suas funções se desenvolvem em quintas e cooperativas do setor agrícola. Mesmo desenvolvendo funções  em empresas, indústrias, instituições financeiras que tenham negócios ligados à atividade agrícola, o seu trabalho vai sempre exigir deste profissional , um contato diretamente ligado ao campo.

 

O que faz um engenheiro agrónomo

  1. Este profissional estuda, investiga e aperfeiçoa a evolução genética das espécies vegetais tentando encontrar soluções para as pragas e doenças que eventualmente possam surgir nas plantas e que causam decréscimo de produtividade e rendimento;
  2. Este profissional estuda, investiga e aperfeiçoa a evolução genética das espécies animais(melhoramento genético das caracteristicas inerente a cada raça/espécie);
  3. Investiga muito sobre culturas agrícolas e  cria novos métodos produtivos  podendo melhoras os  que já existem;
  4. Orienta todas as fases do ciclo cultural das diferentes culturas:  sementeira, fertilização, rega, drenagem,colheita, armazenamento, combate a pragas e doenças, rendimento final da cultura, entre outros;
  5. Estuda a qualidade dos solos, e aplica técnicas e estudos de forma a melhorar a sua estrutura;
  6. Planeia, licencia e executa projectos agrícolas;
  7. Estuda métodos de prevenção e tratamento de pragas e  doenças das plantas;
  8. Observa a adaptação das culturas a diferentes condições edafoclimáticas;
  9. Outras actividades profissionais;
engenheiro agronomo emprego
Este profissional pode actuar em várias áreas, o que abre o leque de saídas profissionais.

 

Outras saídas profissionais de um engenheiro agrónomo: Freelancer

O trabalho como freelancer  pode também ser uma opção profissional a considerar por um engenheiro agrónomo. A consultoria, por exemplo, é umas áreas profissionais que podem ser exploradas por um profissional desta área, já que ele apresenta qualificações que podem ir desde a sementeira até a comercialização dos produtos agrícolas.

A prestação de serviços, como desempenhando funções de  assistência técnica, auditorias  e estudos técnicos também são válidos para um freelancer desta área profissional.

engenheiro agronomo emprego
Ser freelancer agrícola é cada vez uma opção a considerar pelos profissionais desta área, desempenhando dessa forma trabalho por conta própria.

É engenheiro agrónomo ou profissional da agricultura ou agronomia? Esta área é mais do que uma área profissional: é um nicho! Apesar de ser vista como uma área presencial, se tiver vontade de te afastar da responsabilidade em ter que estar fisicamente presente nos terrenos, jardins ou locais, seguem algumas ideias de serviços que podes oferecer de forma remota:

  • Consultoria especializada via Skype ou outro programa semelhante;
  • Desenvolvimento de projetos específicos de planeamento ou plantação para empresas agrícolas;
  • Investigação e análise independente de produtos de jardinagem, horticultura  e agricultura em geral;
  • Conteúdo online que ensine técnicas de jardinagem, horticultura e agricultura a pessoas individuais (que tal ser blogger);
  • Escrita e produção de conteúdos para empresas  agrícolas especializadas;

 Relativamente a ofertas de emprego remoto para engenheiros agrónomos, o Departamento da Agricultura dos Estados Unidos publica ofertas de emprego recorrentes com trabalhos e tarefas que podem ser realizadas de forma remota! Apesar de ser nos Estados Unidos, estas ofertas podem dar-te uma ideia do que podes oferecer enquanto trabalhador agrícola  remoto. Clica aqui para veres estas ofertas que permitem aos americanos trabalhar a partir de casa.

A inserção do  um profissional engenheiro agrónomo no mercado de trabalho deste sector compreende todas as etapas do setor produtivo. Desde a produção agrícola, até a distribuição no mercado consumidor e posterior comercialização dos produtos agrícolas. Por isso a amplitude deste profissional é muito diversificada. Num país como Portugal, que tem a agricultura como uma das actividades  básicas da sua atividade económica, ser engenheiro agrónomo pode ser uma possibilidade a considerar caso esteja a pensar entrar na universidade e este indeciso na área a escolher para seguir uma carreira profissional de sucesso.

 

 

acientistaagricola

Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.  

2 thoughts on “O que faz um engenheiro agrónomo: principais áreas de atuação

  • 14 Agosto, 2018 at 12:48
    Permalink

    Muito bom! Abre mais os nossos olhos para nossa área!!!

    Reply
    • 14 Agosto, 2018 at 14:00
      Permalink

      Obrigada Flávio! De facto ser engenheiro agrónomo tem um sem fim de saídas profissionais. Muitas vezes, pela volatilidade do mercado, temos de nos adaptar a ele tentando acompanhar as tendências! E porque não acomapnhar a tendência do trabalho remoto em outras áreas e transportá-lo para a agronomia? Certamente abrirará o leque de oportunidades na área 🙂 Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar o blog!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *