img

Saiba como proteger as plantas das altas temperaturas

/
/
/

Cuidar de plantas exige cuidados bem especiais. Não se  deve apenas limitar a colocar as plantas em vasos ou diretamente na terra e manter a terra sempre húmida achando que são os cuidados mais importantes. Isso é um erro que a maioria das pessoas comete uma vez que cada  planta exige do seu cuidador um tratamento diferenciado consoante as suas necessidades específicas. Com a chegada do verão em força as altas temperaturas são cada vez mais uma evidência e por essa razão, é muito importante que se tomem providências para protegê-las do calor e garantir dessa forma o seu bem- estar. A  pergunta que se impõe é: como devemos agir na nossa horta e/ou jardim de forma a  evitar que o calor mate as plantas? Neste artigo vai encontrar dicas preciosas  de como proteger as plantas das altas temperaturas que o vão ajudar a cuidar delas, evitando que sofrem ou sequem no verão.

como proteger as plantas
As altas temperaturas são na maior parte dos casos inimigas das plantas, pois impedem-las de crescer e desenvolver-se de forma correcta.

 

Como proteger as plantas do calor

Uma das situações mais importantes que deve ter em  consideração, especialmente em pleno verão, prende-se com o facto de  nesta estação  se verificaram altas temperaturas no ar e no solo que podem comprometer o desenvolvimento das plantas . Para evitar este tipo de situações desagradáveis, opte por regar nas horas mais frescas (início  da manhã e fim de tarde), uma das formas mais eficazes de como proteger as plantas do calor. Caso tenha um  sistema de rega automático deve  programá-lo para a noite.

Deve estar a perguntar-se porque razão não deve regar por exemplo ao meio-dia. Eu respondo. Neste período do dia , o solo está mais quente e por essa razão perderá  uma grande quantidade de água uma vez que está vai evaporar mais facilmente. Nas árvores com fruto, as altas temperaturas podem causar em casos mais extremos o seu rachamento devido aos contrates de temperatura que se podem fazer sentir.

como proteger as plantas do solo
O tipo de rega bem com a frequência com que esta é aplicada pode ser uma forma eficaz de proteger as plantas das altas temperaturas

Frequência da rega, uma das formas mais eficazes

A situação ideal nestas alturas mais críticas de altas temperar é  aumentar  a frequência de rega para assim  manter o solo sempre húmido. Pode também considerar usar uma cobertura de solo para que a humidade permaneça no solo e para que as suas  raízes possam absorver água quando necessário de forma eficaz.

Caso as plantas estejam em vasos devem ser regadas todos os dias caso as temperaturas  mais elevadas se verifiquem, uma vez que nestas condições as plantas estão mais expostas porque  estão presas em vasos.  Regular a frequência de rega pode ser uma forma eficaz de como proteger as plantas  mais facilmente.

como proteger as plantas do solo
A rega de uma planta no verão é muito importante pelo que se deve realizar sempre que possível ao fim da tarde quando os níveis de produção de evaporação são menores. Além disso o sol forte pode manchar e queimar a folhagem húmida.

Como regar

A otimização da rega deve se  possível ser feita através da instalação de  um sistema   gota a gota,  uma vez que permite regar aos poucos, sendo possível que  a água  se infiltre mais  facilmente sem ocorrer encharcamento do solo. Este fenómeno deve ser evitado ao máximo  uma vez que o solo  fica mais propenso  a ser atacados por fungos  que podem atacar a base do caule ou o tronco das plantas e  árvores.

Dica importante: Pode colocar recipientes com água para que haja humidade  ao evaporar-se, especialmente em plantas em vaso. O método de capilaridade é eficaz sempre que estamos em casa ou que temos  alguém pode monitorizar. Pode também usar  gotejadores de forma isolada que se incorporam a uma garrafa e que vão regando com o modo gota-a-gota.

 

Redes de ensombramento ou telas de protecção para proteger as plantas do calor

Os vasos das suas plantas favoritas  podem e devem  ser cobertos com uma rede de sombreamento ou telas de proteção  de forma a  evitar que o sol incida diretamente  nas suas plantas e as aqueça  mais rapidamente.

como proteger as plantas do solo
As redes de ensombramento desempenham um papel muito importante para protegerem as plantas das altas temperaturas.

 

 Quandos as plantas estão localizadas mais proximamente umas das outras (densidades mais elevadas) tendem a  proteger-se entre si,  para além de que conseguem manter mais facilmente a humidade.

 É importante entender que quando está muito calor as pragas estão mais propensas a aparecer. Fungos, ácaros, pulgões, cochonilhas são também  mais propensos a aparecer quando se verificam altas temperaturas, sendo por isso essencial que vigie as suas plantas frequentemente para evitar males futuros maiores.

 

Como proteger as plantas do calor: plantas em vasos

 

proteger as plantas do sol
Para evitar também o fenómeno da absorção de calor nas suas plantas em vaso, evite deixar os seus vasos diretamente no chão. Muitas pessoas pensam que os pratos que são colocados debaixo dos vasos  tem apenas a  função de recolher os resíduos que caem da planta e evitar que a água que é usada nas regas escorra e suja o ambiente em volta. No entanto, os pratos debaixo dos vasos são usados essencialmente para evitar que o vaso fique em contato direto com o chão e dessa forma absorva mais calor.

 

O excesso de calor faz  com que a sua planta seque mais rápido. Por essa razão aconselho a que corte frequentemente algumas das folhas que se apresentem mais secas e sem cor com o principal objectivo de dar espaço a novas folhas com mais vitalidade e vigor. Caso elas estejam  apenas murchas, pode acrescentar um pouco mais de adubo para que sua planta fique mais forte e as flores dessa forma refloresçam.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar