Apoio aos custos com electricidade na agropecuária. IFAP lança manual de candidatura

Fonte: Agricultura e Mar

O período para apresentação de candidatura ao Apoio Custos de Energia encontra-se aberto e decorre entre os dias 2 e 30 de Junho de 2022. Para facilitar a vida aos beneficiários, o IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas acaba de publicar o Manual de Candidatura “Apoio aos Custos com a Electricidade no Sector Agrícola e Pecuário”.

Para efeitos de apoio de minimis, os beneficiários têm de assegurar previamente o respectivo registo junto do balcão 2020, devendo identificar CAE compatível com a actividade associada a este apoio, nomeadamente, CAE de actividade agrícola ou pecuária, para apoio produção de produtos primários, e de armazenagem ou comercialização produtos agrícolas/pecuários.

Os níveis de apoio são estabelecidos em função da dimensão da exploração agrícola, bem como do tipo de entidade. Assim, ao valor elegível, determinado em conformidade com os consumos reais e custo da potência contratada, será apurado o montante a pagar correspondendo a:

  • 20% do valor elegível determinado, no caso das explorações agrícolas que, cumulativamente, detenham até 50 hectares de superfície agrícola e até 80 cabeças normais;
  • 10% do valor elegível determinado, no caso das explorações agrícolas com área superior ou igual a 50 hectares de superfície agrícola ou 80 cabeças normais, bem como a cooperativas e organizações de produtores representativas da agricultura familiar, reconhecidas ao abrigo da Portaria n.º 123/2001.

Pode ler o manual completo aqui.

Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.

 

Deixe um comentário

Artigo Anterior

10 fruteiras tropicais para cultivar em Portugal

Próximo artigo

BPI é o Banco Oficial da Feira Nacional de Agricultura 2022

Latest from Artigos