Quinta-feira, Abril 25, 2024

Após denúncia de ambientalistas, agricultor espanhol paga multa de 5.500 euros por electrocutar acidentalmente 25 sapos

Fonte do artigo: Agricultura e Mar

Um agricultor espanhol, de Girona, decidiu instalar uma cerca eléctrica nos seus terrenos de modo a impedir a passagem do seu gado para a via pública. Tudo parecia correr bem até que um movimento ambientalista denunciou que 25 sapos foram “acidentalmente” electrocutados até a morte na referia cerca. Resultado: o agricultor foi multado em 5.500 euros.

O sucedido já aconteceu há um mês, mas só agora é denunciado pela Unió de Pagesos, que representa todos os que trabalham na agricultura, pecuária ou silvicultura na Catalunha.

Explica aquela associação espanhola que, após as denúncias dos ambientalistas nas redes sociais, as autoridades rurais pediram ao agricultor que levantasse a cerca. Mas aquele recusou-se alegando que isso poderia colocar pessoas em perigo, tendo sido multado em 3.000 euros ao abrigo da Lei do Património Natural e da Biodiversidade, além de mais 2.500 euros pelos danos causados aos animais, ​100 euros por cada sapo.

Curiosamente, este ano um agricultor espanhol foi também multado na Comunidade Valenciana em 80 euros por cada vaca que tinha a pastar à beira de uma estrada.

Marcha de protesto

Para protestar contra o que consideram uma sanção “desproporcional” por electrocutar acidentalmente 25 sapos e para exigirem legislações adequadas às áreas rurais, os agricultores da Unió de Pagesos organizaram esta manhã uma marcha lenta de tractores em Ripoll, na qual participaram cerca de trinta tractores, 50 veículos e cerca de 200 pessoas.

Aqueles agricultores pedem “respeito pelo mundo rural” e apelam às administrações públicas para que os regulamentos “sejam adequados ao meio rural e que sejam aplicados com sensatez”.

Agricultura e Mar Actual

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos