img

Aprenda a tratar do seu jardim-Parte I

/
/
/

Se só agora decidiu iniciar a a actividade de jardinagem, talvez não acredite, mas quando começar irá apaixonar-se pelo acto de cuidar de plantas e  com a prática irá tornar-se um verdadeiro profissional. Antigamente, as pessoas aprendiam a tratarem do seu jardim através das conhecimentos e dicas dos seus pais, amigos ou vizinhos que consequentemente também aprenderam com os seus antepassados estas práticas culturais.Felizmente, existem atualmente  uma série de livros, revistas e rúbricas de programas de televisão que se revelam indispensáveis no dia a dia das suas actividades de jardinagem e que fornecem ajuda e conselhos  essenciais que tornam todo o processo de jardinar mais simples.

cuidar do jardim

Por onde devo começar?

Provavelmente se ainda não tem um jardim mas está a idealizar ter um, já deve ter uma ideia do aspecto que quer dar ao seu jardim. Estes artigos que se seguirão irão ajudá-lo(a) a concretizar essa ideia e tornar todo o processo bem mais simples e prazeroso. O melhor será começar a escolher os recipientes ou pelo melhoramento do relvado, e posteriormente passar para os canteiros e bordaduras, árvores,arbustos e às sebes.

Aconselho que comece este projecto devagar, com poucos investimentos, para evitar decepções desencorajadoras de acções futuras.

	cuidar do jardim para que elas venham até você

1. Perca algum tempo a observar ao seu redor

Aconselho que antes de tudo, gaste algum do seu precioso tempo a olhar toda a envolvente, toda a paisagem à sua volta.A  observação do local onde quer fazer o seu jardim é a base de um trabalho bem-sucedido e que o(a) ajudará a avaliar o seu futuro jardim. As árvores, arbustos e sebes que provavelmente já existam no local escolhido podem tornar o local sombrio mas também podem formar recantos abrigados e acolhedores que oferecem a beleza da madeira, das suas flores e/ou dos seus frutos. Deve aprender a renovar esse espaço, e caso queira dar um pouco mais de vida ao local escolhido deve colocar umas trepadeiras, alguns bolbos ou canteiros floridos. Um conjunto de vasos pode ser o suficiente para dar vida a um novo jardim, enquanto elabora um plano a longo prazo do seu novo espaço.

	cuidar do jardim frases

2. Escolha as plantas certas

Uma das decisões que deve ser melhor pensada e planeada é a escolha das plantas certas para o seu jardim. Estas devem ser as adequadas para o tipo de solo característico do terreno em que pretende instalar a cultura, além de que deve também ter em atenção a inclinação do terreno e a sua localização antes de fazer qualquer decisão deste género.

	cuidar do jardim para atrair as borboletas

Aprender um pouco sobre as próprias plantas que pretende que estejam no seu jardim nomeadamente como funcionam, de que precisam para sobreviver, como se adaptam a diferentes níveis de sol, sombra, calor ou seca -fará como que consiga adaptá-las mais facilmente às condições que tem para lhes presentear.

3.  Esteja consciente que irão surgir dificuldades

Claro que irão surgir dificuldades ao longo deste trajecto, mas são essas dificuldades que fazem parte do encanto de jardinar. Ninguém nasceu a saber tudo, e é essa descoberta e aprendizagem diária adquirida os possíveis problemas que fará com que seja um bom profissional na arte de jardinar a longo prazo. Esteja consciente que podem surgir problemas que são da sua inteira responsabilidade- e o desafiante será descobrir como pode resolvê-los.

beneficios de cuidar do jardim

4. Ver o seu jardim transformar-se será um gosto

Ver o seu jardim a se transformar com as estações do ano ajuda a perceber a sua evolução e a conhecer melhor todos os prós e contras das  suas características. O tempo que gastar a jardinar será um prazer e aconselho vivamente  a que o faça por períodos curtos e com frequência. Se todos os dias optar por dar um volta pelo seu jardim munido(a) com as ferramentas necessárias para fazer jardinagem como tesoura de poda e sacho, poderá resolver problemas menores antes que eles se agravem e ter de utilizar medidas mais drásticas.

como cuidar do jardim

 

Neste artigo pretendi abordar de forma muito geral o processo de jardinagem de forma a o ambientar a toda a logística do processo para assim se sentir mais confiante no momento de jardinar. Nos próximos artigos, falarei mais especificamente de técnicas de jardinagem específicas que certamente o ajudarão a tornar todo o acto de jardinagem mais fácil e prazeroso. Não perca os próximos artigos! 🙂

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar