Quinta-feira, Abril 18, 2024

Área agrícola biológica mundial aumenta mais de 20 milhões de ha em 2022

Fonte: Agricultura e Mar

A área agrícola biológica mundial aumentou em mais de 20 milhões de hectares em 2022, atingindo 96 milhões de hectares. O número de produtores biológicos também registou um aumento significativo, passando para mais de 4,5 milhões, e as vendas de produtos alimentares biológicos atingiram quase 135 mil milhões de euros em 2022.

Estes são alguns dos dados da 25ª edição do directório “O Mundo da Agricultura Biológica”, elaborado pelo Instituto de Investigação de Agricultura Biológica (FiBL) e a Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Biológica (IFOAM), apresentado ontem, 13 de Fevereiro, na BioFach — a maior feira mundial de alimentos e agricultura biológicos —, em Nuremberga, Alemanha.

“O crescimento em área e número de produtores em 2022 excedeu em muito o dos anos anteriores, mostram os dados de 188 países, nomeadamente devido aos aumentos na Austrália e na Índia”, refere um comunicado de imprensa do FiBL.

Avança o mesmo comunicado que , no final de 2022, 96,4 milhões de hectares eram cultivados em modo biológico, representando um aumento de 26,6% (20,3 milhões de hectares) em comparação com 2021. A Austrália registou um crescimento espectacular (+17,3 milhões de hectares) e continua a ser o país com a maior área agrícola biológica (53 milhões de hectares), seguida pela Índia, que ocupa agora o segundo lugar (4,7 milhões de hectares) e cuja superfície também aumentou significativamente.

3,7 milhões de produtores biológicos no Mundo

A área agrícola biológica aumentou em todos os continentes. Mais de metade da superfície biológica encontra-se na Oceânia (53,2 milhões de hectares), seguida pela Europa com 18,5 milhões de hectares e pela América Latina com 9,5 milhões de hectares. Existem 3,7 milhões de produtores biológicos no Mundo.

Por outro lado, no mesmo ano em análise, 2% das terras agrícolas mundiais foram cultivadas em modo biológico. No entanto, muitos países têm percentagens muito mais elevadas: o Liechtenstein lidera com 43%, seguido pela Áustria (27,5%) e pela Estónia (23,4%). Em 22 países, 10% ou mais de todas as terras agrícolas foram cultivadas biologicamente.

Ainda em 2022, foram identificadas 4,5 milhões de explorações agrícolas biológicas, um aumento de quase 26%, em grande parte impulsionado pela Índia, que também continua a ser o país com o maior número de produtores biológicos em 2022 (2,5 milhões).

Mercado biológico mundial vale 135 mil M€

Em 2022, o mercado biológico atinge quase 135 mil milhões de euros. Os Estados Unidos continuaram a ser o maior mercado mundial com 56,6 mil milhões de euros, seguidos pela Alemanha (15,3 mil milhões de euros) e pelo novo número 3, a China (12,4 mil milhões de euros).

Embora vários países da Europa tenham registado um declínio, o volume de negócios no retalho no Canadá (+9,7%) e nos Estados Unidos (+4,4%) aumentou. Os suíços são os maiores consumidores de produtos alimentares biológicos (em média 437 euros por pessoa), e a Dinamarca ainda detém a maior quota do mercado biológico, nomeadamente 12% do mercado alimentar total.

“Estamos muito felizes por poder comemorar o 25º aniversário do anuário, graças ao notável compromisso de muitos apoiantes de todo o Mundo”, diz Helga Willer do FiBL

Para Jürn Sanders, presidente do conselho do FiBL, o directório “O Mundo da Agricultura Biológica” é um dos projectos emblemáticos mais importantes do FiBL. “Estou muito orgulhoso disso”.

Já a presidente da IFOAM, Karen Mapusua, sublinha que “este trabalho estatístico toma o pulso do sector biológico e constitui uma referência essencial que nos permite demonstrar o impacto e o desenvolvimento constante da agricultura biológica no Mundo; é um recurso inestimável”.

E para Danila Brunner, directora da BioFach, esta publicação é fundamental. “Fornece dados baseados em factos e análises bem fundamentadas, fornecendo orientação e definindo um rumo para o futuro”.

Pode ler o relatório completo aqui.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos