Aumentar irrigação para o dobro permitiria alimentar mais 2,8 mil milhões

Autora: Sara Sousa, Agroop

Se o consumo global de água para irrigação aumentasse 48%, conseguiríamos alimentar mais 2,8 mil milhões de pessoas em todo o mundo. A descoberta é de um novo estudo liderado pela Universidade da Califórnia.
Os investigadores descobriram que aumentar a irrigação de forma sustentável em áreas presentemente cultivadas com recurso a chuva permitiria aumentar a produção de alimento em 37%. Também colocaria o planeta mais próximo de alcançar várias metas ambientais.
Para garantir a sustentabilidade, esta expansão teria de ser baseada em numa infraestrutura de irrigação que aproveitasse fontes de água “verdes”, como água da chuva.
Em adição a esta medida, acrescentam os autores, seria importante adotar práticas como melhorar o fornecimento de nutrientes às culturas através da aplicação de fertilizantes e apostar em culturas com produtividade alta.

Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.

 

Deixe um comentário

Artigo Anterior

Sabe quais são as 10 cidades do Mundo onde mais se bebe vinho? Lisboa não está na lista

Próximo artigo

Tudo o que deve saber sobre a cultura do marmeleiro

Latest from Artigos