img

Caderno de campo: a importância de ter um

/
/
/

A importância  de um caderno de campo

É um facto que qualquer bom agricultor conhece os terrenos que cultiva e dele obtêm rendimento  como a palma da sua mão e conhece quase todos os seus segredos. No entanto, é importante salientar que mesmo depois de muitos anos de experiência e prática em campo, ainda existe muito para aprender e aprimorar. Por essa razão, ter um caderno de campo torna-se de facto imperativo e neste artigo vamos lhe mostrar todas as razões para também ter um.

Verifica-se actualmente que o nossos planeta está em constante mudança e todas as transformações resultantes das constantes alterações climáticas traduzem-se em aprendizagens novas e constantes melhoramentos das práticas culturais agrícolas aplicadas.

Por outro lado, o mercado agrícola está em constante mudança e por essa razão, se quer se manter actualizado, deve acompanhar a evolução de todas as tendências nesse sentido para assim saber exactamente o que cultivar e de que forma deve vender os seus produtos agrícolas.

caderno de campo como fazer
Fazer o registo dos estádios fenológicos da cultura é fundamental para bons resultados

Os seus resultados são satisfatórios? Quer obter uma melhoria da produtividade?

Embora você seja um bom agricultor ou técnico agrícola, a forma como gere a sua exploração agrícola pode ainda não lhe trazer os resultados que deseja.

Será que com um caderno de campo conseguirá melhorar os seus resultados produtivos?

caderno de campo agricultura
Fazer a gestão adequada da sua exploração agrícola anotando todas as operações, faz parte de uma das actividades mais importantes para garantir o seu sucesso

 

Será que com um caderno de campo consegue ter na mesma bons resultados mas com implementando menos horas de trabalho e conseguindo ter mais tempo para si e para os seus? Irei responder a estas questões neste artigo, portanto fique atento!

 

Características que deve ter um bom caderno de campo

 

1- REGISTO PORMENORIZADO: Registe tudo e mais alguma coisa sobre a sua cultura

Para que um caderno de campo seja de facto vantajoso para o agricultor deve efectuar o registo o que é relacionado com a sua cultura e que pode mais tarde ser-lhe útil para fazer uma análise pormenorizada.

Um exemplo claro do que pode escrever no seu caderno de campo se por exemplo for um produtor de milho:

-Quanto foi produzido em 2017(toneladas/hectare)? E em 2016?

-Houve perdas de produtividade, aparecimento de pragas ou doenças? Se sim aponte quais, e em que estádios fenológicos do desenvolvimento da cultura estes se manifestaram.

-Quem foi ou foram os compradores do produto que produzi? Qual o preço de venda practicado? Qual o método de transporte do meu produto? Quais os custos que tive ao longo do ciclo da cultura? Quanto consegui obter de lucro?

caderno de campo pdr2020
Reserve alguns minutos do seu dia para registar todas as operações, isso fará com que ganhe tempo para outras actividades prazerosas.

TENTE RESPONDER A TODAS ESTAS PERGUNTAS E ANOTE O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES E DETALHES POSSÍVEIS!

-O sucesso do seu caderno de campo deve-se sobertudo ao seu trabalho e esforço. É impossível reter todas estas informações na sua cabeça, uma vez que estas vão se perdendo com o passar do tempo.

Se quer fazer boas estimativas do futuro do seu futuro, deve conhecer com exatidão o seu passado!

 

2- CONTROLO E ORGANIZAÇÃO de todas as informações importantes

O passado é sem dúvida seu conselheiro pois ajudará-lo a não cometer novamente os mesmos erros. No entanto, é importante salientar que o presente da sua exploração agrícola é o seu sustento.  O seu caderno de campo será uma preciosa ajuda na optimização das regas, aplicação de fertilizantes, custos associados a manutenção de máquinas agrícolas, entre outros. Todos estes factores da agricultura necessitam de muita atenção uma vez que podem ficar prejudicados por problemas de  má comunicação e falta de um bom planeamento e gestão. Com um caderno de campo sempre à mão, você saberá com exactidão responder a perguntas como: onde, quanto e por quem… Se algo não estiver a acontecer da melhor forma, você saberá com mais facilidade o que fazer para mudar.

 

3-RASTREABILIDADE

O trabalho de um agricultor ou técnico agrícola  não finaliza na colheita mas sim só quando o alimento é consumido pelo consumidor final. É de extrema  importância  saber quem são os seus clientes, para onde vai o seu produto e em quanto tempo ele se esgota  das prateleiras do supermercado.

Outro ponto fundamental é evitar o desperdício ao máximo e saber em qual etapa do ciclo produtivo ele é mais propicio a acontecer. Verifica-se que quanto mais vezes o alimento é transportado, mais  facilmente ele tende a ser desperdiçado. Evite que o seu produto crie muito stock nas prateleiras ou armazéns.

Qual a função de um caderno de campo neste tipo de cenários?

Ele permite rastrear o seu produto agrícola durante todo o ciclo produtivo até mesmo na  comercialização. Para o agricultor revela-se  uma ferramenta de planeamento estratégico,  para os consumidores é uma ótima ferramenta para  um controlo de qualidade eficaz.

 

4-SEGURANÇA E TRANQUILIDADE de ter a sua exploração agrícola sob controlo

Imagine esta situação ideal:

O registo dos produtos fitosanitários está em dia assim como os fertilizantes utilizados são registados no caderno de campo.

O ciclo produtivo e colheita da sua cultura está se desenvolvendo como planeou e você está acompanhando o escoamento do seu produto no mercado pela internet ou em contacto com os outros elos da cadeia de distribuição. Felizmente,parece não ter muita coisa para se preocupar quando tem tudo apontado no seu caderno de campo.

Veja aqui um exemplo de caderno de campo do PRODER.

caderno de campo exemplo
Exemplo de caderno de campo (Fonte da imagem:Pinterest)

Quando tem tudo planeado pode conseguir ter mais tempo para melhorar e inovação nas práticas culturais aplicadas. Que tal começar a investir mais nas rotações de culturas? Que tal começar a investigar formas de tornar o ciclo produtivo da sua cultura o mais biológico possível, aumentando a sua credebilidade e valor no mercado agrícola?

Veja alguns artigos anteriores que lhe podem interessar:

 

O céu é o limite!!

 

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar